Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor do IPA registra Prótese total regulável

Professor do IPA registra Prótese total regulável

por Milene última modificação 03/05/2016 14h51

No dia 1º de abril de 2016, o professor do Centro Universitário Metodista IPA, Ricardo Pavani, em parceria com os professores Gilberto Pavani, do IFSul e Sérgio Pavani, da UFSM, patentearam a Prótese total regulável de perna em material compósito. A invenção tem o objetivo de compensar a perda funcional dos membros inferiores, permitindo um padrão adequado de deambulação com menor gasto energético que as próteses convencionais, devido ao seu peso reduzido.

O conhecimento produzido na universidade envolve vários fatores, entre os quais, a própria instituição, os pesquisadores, professores, coordenadores, estudantes, algumas vezes envolve agências de fomento à pesquisa ou empresas que estabelecem parcerias com a instituição de ensino. O IPA, especificamente no Mestrado em Reabilitação e Inclusão, através da disciplina Criatividade e Reabilitação ministrada pelo Prof. Pavani estimula a sensibilização à inovação e discute o passo a passo para o desenvolvimento de produtos. “É inerente ao ser humano a busca pelo desenvolvimento permanente de técnicas que lhe facilitem o desempenho de suas atividades cotidianas, transformando o meio em que vive, redundando na contribuição para o bem-estar da humanidade. Possibilitar a independência, tanto nas atividades cotidianas como no ambiente paradespotivos são o foco de nossas pesquisas. A Prótese contemplas as duas possibilidades de uso, tanto para paradesporto quanto às atividades cotidianas” – explica Ricardo Pavani.