Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores do IPA desenvolvem equipamento de reabilitação hospitalar

Professores do IPA desenvolvem equipamento de reabilitação hospitalar

por Milene última modificação 29/04/2016 14h06
Parceria com professores de outras instituições, visa recuperações músculo-esqueléticas

No dia 19 de abril, os professores Ricardo Pavani e Luiz Forgiarini, do Centro Universitário Metodista – IPA, juntamente com os professores Gilberto Pavani (IFSul) e Sergio Pavani (CTSM – UFSM), patentearam o aparelho Ergômetro Linear. Trata-se de um dispositivo utilizado em processos de recuperação, preservação e desenvolvimento de estruturas músculo-esqueléticas, em pacientes críticos. Com o auxílio deste aparelho, é esperado que internos de enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTI), tenham uma reabilitação mais rápida.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Professor Ricardo Pavani, a principal atividade das universidades é a formação de recursos humanos, nos níveis formais superiores, tendo um papel decisivo na formação da cultura de propriedade intelectual. Os Programas de Pós-graduação do Centro Universitário Metodista - IPA (Reabilitação e Inclusão, e, Biociências e Reabilitação)  proporcionam este conhecimento aos seus alunos. O Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão prevê que o aluno, ao final do programa deve gerar algum tipo de produto. “A importância desta patente está diretamente relacionada ao impacto social que será gerado pela sua futura utilização no ambiente hospitalar, assim como a possibilidade de desenvolvimento tecnológico na Instituição, o que é de grande importância para o Programa de Pós-graduação” – salienta.

Segundo o Professor Luiz Forgiarini, o desenvolvimento do equipamento foi baseado em uma ampla análise de produtos já existentes no mercado nacional e internacional, além da convergência de pontos positivos e negativos dos mesmos. “Esperamos em um futuro breve realizar um estudo com a utilização do protótipo deste equipamento, com a finalidade de demonstrar a sua aplicabilidade clinica no âmbito hospitalar e no aprimoramento da funcionalidade de doentes críticos internados” – afirma.