Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto "A Casa Sem CEP" é lançado por alunos no IPA

Projeto "A Casa Sem CEP" é lançado por alunos no IPA

por Renan Sales última modificação 06/12/2018 13h00
Atividade interdisciplinar foi desenvolvida nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda
Projeto "A Casa Sem CEP" é lançado por alunos no IPA

Os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA lançaram, na última terça-feira (04), no Auditório Oscar Machado, o projeto interdisciplinar transmídia “A Casa Sem CEP”, com direito a websérie, exposição fotográfica, revista temática e cartões postais.

A ação tem como objetivo promover a discussão dos problemas de habitação em Porto Alegre. Por meio da imersão dos alunos junto às pessoas em situação de rua foram criadas narrativas textuais, audiovisuais e fotográficas, que contam as histórias dessas vivências.

O projeto nasceu da constatação do grande aumento no número de pessoas em situação de rua em Porto Alegre, principalmente em regiões centrais da cidade. A construção de casas com os mais variados materiais e formatos, que estabelecem uma residência fixa e um endereço informal - “ A Casa sem CEP” - os transformam em habitantes indesejáveis de ruas e bairros. A constituição desses espaços é significativa uma vez que a ideia de “casa” está associada efetivamente ao conceito de lar e socialmente ao conceito de cidadania, uma vez que a falta de um endereço “fixo” impossibilita, por exemplo, o acesso a um emprego formal.

Participaram do projeto professores e alunos das disciplinas de Fotojornalismo, Fotografia, Fotografia Publicitária, Marketing Digital e Conexões Midiáticas, Planejamento Editorial e Gráfico, Redação Jornalística, Direção de Arte II, Projeto Interdisciplinar: Análise Semiótica e Projeto Interdisciplinar: Mídias Sociais, somaram forças para a realização do trabalho.

É possível prestigiar o trabalho por meio do Blog e da Revista InBox.

Confira a lista dos participantes:

Coordenação:
Prof. Me. Alex Ramirez