Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana de Capacitação Atualizo 3.0 inicia com mesa redonda sobre avaliação e ensino superior

por Isadora Caccia última modificação 02/08/2022 16h09
Encontro on-line aconteceu no dia 1º de agosto último

Com o tema "Avaliação e ensino superior: desdobramentos institucionais e pedagógicos", a Semana de Capacitação Atualizo 3.0 iniciou remotamente no dia 1º de agosto último. Os palestrantes do encontro foram os professores Luciano Satlher Rosa Guimaraes, Fátima Aparecida P. Àzar, Maria Aparecida F. Ribeiro e Marco Antônio Pereira Araújo. Cerca de 150 pessoas assistiram à transmissão.

A mesa redonda iniciou com a fala do professor Luciano Satlher Rosa Guimaraes (Coordenador nacional de educação a distância da Educação Metodista). "É uma alegria falar para vocês sobre esse tema. Se estamos discutindo no início do semestre sobre qualidade de ensino e avaliação externa e institucional, é um sinal que iremos superar os desafios", declarou Luciano, que falou sobre o assunto "DNA institucional e ensino superior: fontes de percepção e posicionamento estratégico".

Ele apresentou um relatório sobre avaliação de ensino no contexto brasileiro, o crescimento do EAD, o preenchimento de vagas, o valor do diploma, empregabilidade, entre outros temas. "As fontes de diferenciação do nosso diploma passam por uma decisão muita séria que nós precisamos tomar: se nós seremos instituições de ensino superior ultra especializadas em um determinado campo do conhecimento, se nós seremos instituições focadas em empregabilidade e empreendedorismo ou uma universidade intensiva em pesquisa em âmbito nacional ou internacional. É preciso fazer uma opção como instituição e buscar as fontes de diferenciação. Ninguém consegue ser tudo ao mesmo tempo", declarou o professor Luciano.

As professoras Fátima Aparecida P. Àzar (Coordenadora de Psicologia) e Maria Aparecida F. Ribeiro (Secretária geral acadêmica) palestraram sobre os "Processos Avaliativos Internos e Externos: a importância da articulação". Elas falaram sobre o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e como funcionam os processos. "A avaliação do professor é fundamental. Eu acompanho o SINAES desde 2004 e avaliação sempre implica em juízo de valor e, juízo de valor, quem atribui é o humano. Ele funciona como sistema, mas alguns aspectos precisam melhorar", disse Fátima.

O professor Marco Antônio Pereira Araújo, professor da Faculdade Metodista Granbery, ministrou a última palestra, cujo assunto foi a importância da capacitação dos alunos em fazer uma prova do ENADE com qualidade. "Nós percebemos que os estudantes estão preparados tecnicamente para fazer uma prova, mas muitas vezes não conhecem a estrutura da avaliação. É preciso explorar o formato do exame nos cursos de graduação", disse o docente.

Ao final, os participantes fizeram perguntas aos palestrantes. Os encontros da Semana Atualizo estão programados para 1º a 5 de agosto e são destinados aos docentes e funcionários técnico-administrativos.

Confira aqui o cronograma do 2º semestre e os cursos disponíveis.