Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Prática Jurídica do IPA oferece assessoria e orientações jurídicas à comunidade

por ana.stahler — última modificação 08/03/2017 08h28

O Centro Universitário Metodista - IPA tem a formação humana e a integração com a sociedade como ponto de partida para ações de ensino, pesquisa e extensão. A partir dessa premissa, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Curso de Direito do IPA tem como missão promover integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos durante a faculdade, proporcionando aos alunos a ambientação no exercício profissional por meio do atendimento à comunidade.

O programa oferece o atendimento jurídico para residentes em Porto Alegre e com carência financeira (renda de até 2 salários mínimos), visando à preservação de seus direitos e garantias constitucionais nas mais variadas áreas, como Direito Civil, Penal, Trabalhista, Previdenciário e Tributário. O núcleo disponibiliza ao estudante do Curso de Direito o desenvolvimento da prática jurídica, através do Estágio Supervisionado, em que docentes advogados acompanham os discentes nas mais variadas atuações que as relações jurídicas comportam.

Para a nova coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, professora Dra. Gisele Mazzoni Welsch, “o objetivo do estágio supervisionado ainda é de promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos discentes a vivência prática dos conteúdos teóricos trabalhados nas disciplinas do curso de Direito. Ou seja, a atividade ainda possui importante função didática ao viabilizar aos alunos a possibilidade de implementação prática dos conhecimentos teóricos transmitidos no curso de Direito, arregimentando e aperfeiçoando a formação profissional dos discentes”.
   Conclui, afirmando que "os desafios para o ano de 2017 são de buscar aperfeiçoamento e melhorias no funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica, visando atender melhor às demandas e necessidades do corpo discente, bem como das diretrizes do Curso de Direito, além de primar pela excelência e integralidade no atendimento à comunidade carente como forma da instituição cumprir seu papel social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária."

Para saber mais sobre o Núcleo, clique aqui.