Custos e Finanças em Organizações de Saúde
Apresentação
O Curso de Pós-Graduação em Custos e Finanças para as Organizações de Saúde possibilita o aperfeiçoamento e a qualificação dos profissionais que atuam em organizações da área de saúde. O curso aborda a gestão estratégica nas organizações de saúde, custos, finanças e aspectos tributários, apresentando informações que servem de base para a gestão destas organizações. O conhecimento dos aspectos mencionados, alinhado com as principais metodologias de custos e finanças, possibilita que este profissional conheça a gestão de forma ampla e que possa fazer relações entre as áreas envolvidas nas organizações de saúde, permitindo decisões mais assertivas e adequadas para o sucesso destas entidades.
Objetivo Geral
Qualificar os profissionais para a gestão de custos e finanças em organizações de saúde, alinhada a estratégia de gestão hospitalar, oferecendo aos participantes um arcabouço de informações que servirão de base para a aplicação na gestão destas organizações.
Objetivos Específicos
a) apresentar o contexto da gestão das organizações na área da saúde, bem como as suas peculiaridades;
b) evidenciar as principais metodologias de custos e os aspectos tributários em organizações de saúde;
c) abordar as principais metodologias aplicadas à gestão financeira em organizações de saúde e em geral.
Matriz curricular
Cenário e contexto econômico da saúde
Planejamento e gestão em organizações de saúde
Tecnologia e Inovação na área da saúde
Hotelaria Hospitalar
Gestão da cadeia de suprimentos (Supplychain Management)
Gestão de pessoas na área da saúde
Métodos de custeio
Gestão de Custos em saúde
Faturamento em serviços de saúde
Planejamento financeiro e orçamento
Auditoria em serviços de saúde
Gestão dos recursos financeiros
Carga Horária
360/h
Público-alvo
O curso destina-se principalmente aos contadores, administradores, profissionais da área da saúde e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área nas organizações hospitalares ou nas demais organizações de serviços afins ligadas à área de saúde.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.
Coordenação
Profa. Mestre Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4025272663972551
Informações
Duração: 18 meses
Carga-horária: 360/h
Dias e horários de aula: sextas-feiras, das 18h às 22h. Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 20 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 12
Mensalidade - ingressantes 2023: R$ 399,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência.
Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.
Como participar
- Preencha o formulário on-line disponível no link "inscreva-se"
- Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
- Entrega dos documentos;
- Aguardar a confirmação da matrícula;
- Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail.
Documentação exigida para efetivação da matrícula
- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- Carta de Intenção;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- CPF (01 cópia);
- RG (01 cópia) – Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae ou Lattes;
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Título de Eleitor;
- Formulário de inscrição devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.
Atenção
O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.
Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.
Entrega de documentação e horário de atendimento
Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAC (Central de Atendimento ao Aluno), de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Outras informações
Coordenadora de Ensino e Pós-Graduação
Profª Drª. Andrea Cristiane Janz Moreira
E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu