Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

 

 

Objetivos

Proporcionar a capacitação necessária para que engenheiros e arquitetos possam supervisionar, projetar, orientar tecnicamente e propor políticas de prevenção além de periciar e analisar riscos, acidentes e falhas relacionados à Segurança do Trabalho de acordo com o que dispõe o Decreto Federal nº 92.539 de 9/4/1986 e a Resolução do CONFEA nº 359 de 31/07/1991. O curso oportuniza atribuição específica para o exercício profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho. 

 

Grade Curricular
 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Teórica

Prática

Total

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

12

0

20

Análise Situacional da  Engenharia de Segurança do Trabalho

0

8

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

72

0

80

Prevenção e Controle de Riscos na Prática

0

8

Fundamentos da Higiene e Saúde do Trabalho

24

0

144

Higiene do Trabalho I (Agentes físicos)

40

0

Higiene do Trabalho II (Agentes Químicos e Biológicos)

32

0

Higiene do Trabalho III (Iluminação)

16

0

Higiene do Trabalho IV (Ventilação e Conforto)

24

0

Higiene do Trabalho V (Estudo de Caso)

0

8

Proteção do Meio Ambiente

48

0

48

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

52

0

52

Prevenção e Proteção Contra Incêndio e Sinistros Assemelhados

48

0

64

Prevenção e Proteção Contra Incêndio na Prática

0

16

Gestão de Riscos no Trabalho

24

0

60

Processos de Gestão e Sustentabilidade na Segurança no Trabalho I (Planejamento, Organização e  Controle)

24

0

Gestão de Risco na Prática

0

12

Processos de Gestão e Sustentabilidade na Segurança no Trabalho II (Sustentabilidade, Comunicação e Treinamento)

16

0

16

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

32

0

32

Ergonomia

32

0

32

Legislação e Normas Técnicas

24

0

24

Metodologia de Pesquisa Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

8

0

36

Metodologia Aplicada – Trabalho de Conclusão

12

0

Perícias na Engenharia de Segurança do Trabalho

8

0

Prevenção de Acidentes de Trabalho

0

8

Total CARGA HORÁRIA 608

 

Público-alvo

Engenheiros e arquitetos que pretendam trabalhar e/ou aplicar conceitos, fundamentos, metodologias e ações que permitam melhorias nas condições de segurança em diferentes ambientes de trabalho, incluindo projeto de sistemas de proteção contra incêndios.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação 

Prof. Ms. Claudio Bastos Sikilero
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, especialista em Gestão Empresarial, e graduado em Engenharia Mecânica. Professor Universitário (Produção e Logística) no Centro Universitário do IPA e na Pontifícia Universidade Católica do RS. Trabalhou em empresas multinacionais, como Coca Cola, Grupo Pirelli, Paramount Lansul e Carrefour, assim como em empresas de menor porte. Executa trabalhos de consultoria, na área do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Logística e Produção. Enfoque de trabalhos executados: a) Desenvolvimento de Projetos Logísticos nos processos do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) como Relacionamento com os Clientes e Fornecedores, Estoques, Distribuição, Transportes, Movimentação de Materiais e Programação e Controle de Produção. b) Experiência com processos da etapas da cadeia de suprimentos (Logística de Abatecimento, Interna e Distribuição), tendo atuado em empresa especialista na Área de Serviços Logísticos, passando pelas Industriais, e finalizando nas puramente Comerciais. c) Responsável pelo desenvolvimento de sistema de Programação Linear, na Paramount Lansul, conjuntamente com Prof. Kliemann e Becker, da UFRGS, tendo como resultado a melhoria no aproveitamento da capacidade produtiva da empresa.
claudio.sikilero@ipa.metodista.br

Prof. Ms. Sérgio Roberto dos Santos
Professor do Centro Universitário Metodista do IPA.  Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela ULBRA em 2008. Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS em 2003.    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978. Foi empregado concursado da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, empresa do grupo ELETROBRÁS, onde exerceu os cargos de engenheiro eletricista (2004 a 2008) e de chefe substituto e depois chefe do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho (2008 a 2014). Foi engenheiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (1979 a 1997) tendo atuado nas áreas de manutenção eletrônica, projeto elétrico de usinas (parte de medição, supervisão e controle), automatização de pequenas centrais hidroelétricas e treinamento. Foi professor das disciplinas de Instalações Elétricas, Eletrotécnica, Eletrônica e Máquinas Elétricas da Escola Técnica Parobé (1973 a 1996), professor das disciplinas de Eletrônica Industrial, Instalações Elétricas e Eletrotécnica do curso de Engenharia Elétrica da PUCRS (1980 a 1989) e professor da disciplina de Instalações Elétricas Prediais da UFRGS (2000 a 2002) dos cursos de engenharia civil e arquitetura.
sergio.santos2@ipa.metodista.br

 

Informações

Duração: 18 meses
Dias e horários de aula: sextas-feiras, das 18h30 às 22h. Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade (2018): R$ 700,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 710,66. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela. 

 

Como participar

  • Preencha o formulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • 1 Foto 3x4;
    • 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
    • 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
    • 1 Cópia do título de eleitor;
    • 1 Cópia do comprovante de residência;
    • 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. 


    Prazos importantes

    Inscrições online: até 06 de maio de 2018
    Matrícula: de 07 a 10 de maio de 2018
    Início das Aulas: 11 de maio de 2018

     

    Outras informações

    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
    Fone: (51) 3316-1261

     

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu