Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Nutrição Comportamental

Nutrição Comportamental

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 01/08/2023 17h48

Apresentação

O Centro Universitário Metodista IPA, preocupado com uma formação atual e científica de profissionais da área da saúde, oferta um Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Comportamental. Será a primeira especialização nesta temática com atividades teórico-práticas, com um currículo inovador permitindo ao profissional da área da saúde a compreensão e o desenvolvimento de ferramentas para manejar o comportamento alimentar humano, promovendo melhor qualidade de vida em diferentes contextos.

Objetivos

 

Objetivo Geral

  • O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde a atuar de forma efetiva nos aspectos danosos a saúde do comportamento alimentar inadequado. 

 

Objetivos Específicos

  • habilitar esses profissionais, através de fundamentação teórica científica e atual, o conhecimento dos padrões alimentares da humanidade, iniciando pela pré história até a atualidade.

  • abordar mecanismos fisiológicos e psicológicos que influenciam em um padrão dietético nas diferentes fases de vida, no contexto também de saúde e doença;

  • ensinar modelos de tratamento, seja individualizado ou em grupo, que capacite o aluno a intervir em padrões alimentares inadequados; 

  • oportunizar aos alunos a vivenciar a prática, durante sua formação, através dos conhecimentos adquiridos no curso tanto na prática ambulatorial, quanto na abordagem de técnicas dietéticas.

 

Matriz Curricular

Comportamento Alimentar
Aspectos neurológicos e psicossociais do Comportamento Alimentar
A influência de biomarcadores humanos no comportamento alimentar
Aspectos nutricionais e psicológicos do Comportamento Alimentar nos ciclos da vida
Técnicas intervencionistas no Comportamento Alimentar
Atuação dos alimentos funcionais e fitoterápicos no comportamento alimentar
Modulação do Comportamento Alimentar na prática ambulatorial
Modulação do Comportamento Alimentar através da técnica dietética

 

Carga horária total: 360 h/a

 

Público-alvo

O curso destina-se a Nutricionistas, Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Assistente Social, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde.

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 

Coordenação 

Randhall Bruce Kreismann Carteri
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4780608690580412

 

 

 

 

 

Informações

Duração: 12 meses
Carga-horária: 360/h
Dias e horários de aula: sextas-feiras, das 18h às 22h. Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 20 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 12
Mensalidade - ingressantes 2023: R$ 399,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.

Como participar

  • Preencha o formulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
    • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
    • CPF (01 cópia);
    • RG (01 cópia) – Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
    • Comprovante de endereço (01 cópia);
    • 01 Foto 3x4;
    • Título de Eleitor (1 cópia);
    • Formulário de inscrição devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAC (Central de Atendimento ao Aluno), de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 

    Outras informações

    Coordenadora de Ensino e Pós-Graduação
    Profª Drª. Andrea Cristiane Janz Moreira
    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br