Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Saúde Mental Coletiva

Saúde Mental Coletiva

por marcelo.figueiredo — última modificação 30/11/2021 12h41

Apresentação

 

A especialização em Saúde Mental Coletiva visa o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde para a atuação junto à Rede de Atenção Psicossocial na promoção, prevenção e reabilitação psicossocial nos termos da reforma psiquiátrica brasileira. Temos como objetivo qualificar o profissional de saúde a desenvolver elevada competência técnica para a assistência e promoção da saúde mental, a partir do diálogo com as especificidades locorregionais e com as crescentes complexidades da atenção integral em saúde mental. Nosso propósito é a formação de um profissional especialista na promoção e construção de competências para a atuar nos diferentes contextos de intervenção nos serviços de saúde: atenção básica, centros de atenção psicossocial, hospitais gerais e nos demais serviços especializados comprometidos com a Reforma Psiquiátrica e os processos de desinstitucionalização em saúde mental. Ao cursar esta especialização, o profissional de saúde estará instrumentalizado a promover as redes de saúde como palco de intervenções na reorientação do modelo assistencial, rumo à valorização e respeito aos direitos humanos, acolhimento e responsabilização da equipe junto aos usuários do sistema.

Objetivos

 

Objetivo Geral

  • Especializar profissionais graduados em atenção à saúde mental coletiva, capacitados a atuar na Rede de Atenção Psicossocial na promoção, prevenção e reabilitação psicossocial nos termos da reforma psiquiátrica brasileira.

 

Objetivos Específicos

  • Desenvolver elevada competência técnica para a assistência e promoção da saúde mental, por meio do ensino que dialogue com as especificidades locorregionais e com as crescentes complexidades da atenção integral em saúde mental;

  • Promover as redes de saúde como palco de intervenções de forma a buscar a reorientação do modelo assistencial rumo à valorização e respeito aos direitos humanos, acolhimento e responsabilização da equipe com os usuários do sistema;

  • Construir práticas que incentivem o exercício da cidadania e do controle social da população sobre o sistema de saúde;

  •  Promover a construção de competências para a atuação nos diferentes contextos de intervenção nos serviços de saúde da atenção básica, nos centros de atenção psicossocial, nos hospitais gerais e nos serviços especializados comprometidos com a Reforma Psiquiátrica e os processos de desinstitucionalização em saúde mental;

  • Qualificar para o planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde mental que contribuam para o processo da Reforma Psiquiátrica;

  • Desenvolver atitudes investigativas de forma promover integração da academia às intervenções reais nos serviços de saúde mentais municipais e regionais.

 

Matriz Curricular

MÓDULO I: SAÚDE MENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica 
Carga Horária: 28 h/a

Políticas Públicas em Saúde Mental: O estigma da loucura, das drogas e da diferença 
Carga Horária: 28 h/a

Território, espaço urbano e redes
Carga Horária: 14 h/a

Processo de Trabalho em Saúde – perspectiva sociológica 
Carga Horária: 14 h/a

Psiquiatria e saúde mental - Diagnósticos e Perspectivas sociais 
Carga Horária: 42 h/a

MÓDULO II: A CLÍNICA AMPLIADA E O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Mobilização Social, Território e protagonismo na Loucura 
Carga Horária: 28 h/a

A Clínica ampliada, atenção em saúde mental e sofrimento psíquico 
Carga Horária: 28 h/a

Saúde Mental na Infância e Adolescência 
Carga Horária: 14 h/a

A Clínica-Social: fortalecimento da saúde mental na atenção básica e a humanização do cuidador 
Carga Horária: 14 h/a

Tecnologias do cuidado em saúde Mental – Transtornos e sofrimento psíquico 
Carga Horária: 14 h/a

Psiquiatria Forense e Direitos Humanos 
Carga Horária: 14 h/a

Produção de narrativas
Carga Horária: 28 h/a

MÓDULO III: GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE MENTAL COLETIVA

Desenhos tecnoassistenciais, intersetorialidade e matriciamento 
Carga Horária: 14 h/a

Gestão e Planejamento em Educação e Saúde Mental 
Carga Horária: 14 h/a

Sistemas de informação e construção de projetos/financiamento de ações 
Carga Horária: 14 h/a

Práticas em Saúde Mental
Carga Horária: 28 h/a

Seminário Temático
Carga Horária: 28 h/a

 

Público-alvo

Profissionais de nível superior, tais como Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Educadores Físicos, Psicólogos, entre outros. 


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação 

Me. Liciane da Silva Costa Dresch ()

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Mental e Coletiva pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência prévia em coordenação de projetos, atuando como Bolsista (Cnpq - modalidade EXP longa duração), junto às áreas de Bioética e Saúde Coletiva no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atuou como pesquisadora avaliadora no Projeto AvaliaCaminhos, coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz (RJ) e Faculdade de Educação da UFRGS. É membro efetivo do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas linhas de pesquisa de Enfermagem e Saúde Coletiva. Foi coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva do Centro Universitário Metodista IPA. Atualmente é docente do Centro Universitário Metodista IPA, onde ministra disciplinas na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental. Coordena o Estágio Curricular em Saúde Coletiva, atuando também como supervisora de práticas. Atua como tutora coordenadora do PET Saúde Interprofissionalidade (Centro Universitário Metodista IPA e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre), no Grupo Tecnologias assistenciais e práticas colaborativas no atendimento de usuários em situação de rua. Currículo Lattes

 

Informações

Duração: 12 meses
Carga horária: 360 h/a
Dias e horários das aulas: sextas-feiras, das 17h30 às 22h. Sábados, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 499,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$506,60.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se";
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail.

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (01 cópia) – Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Título de Eleitor (1 cópia);
  • Formulário de inscrição devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

  

Atenção

O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

 

Entrega de documentação e horário de atendimento

Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAC (Central de Atendimento ao Aluno), de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 

Outras informações

Coordenadora de Graduação e Pós-Graduação
Profª Drª. Andrea  Cristiane Janz Moreira
E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br