Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa do IPA recebe prêmio de melhor trabalho/pôster do 8th European Neurology Congress em Amsterdã

por Caroline última modificação 29/09/2016 17h36

A professora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Reabilitação e do Curso de Fisioterapia, Viviane Rostirola Elsner, do Centro Universitário Metodista – IPA, participou nos dias 21 a 23 de setembro do 8th European Neurology Congress, realizado em Amsterdã. O enfoque do congresso foi “Explorando os avanços da Neurologia e Neurociências”. O evento contou com a presença de professores e pesquisadores de diferentes lugares do mundo como: Egito, Estados Unidos, Itália, Austrália, Irã, China, Tailândia, Grécia, Polônia, México, Turquia e França.

Durante o evento, foram apresentados duas pesquisas realizadas no IPA. “Além de participar como ouvinte das palestras, o que contribuiu para atualização profissional na área, e fazer contato com diversos pesquisadores de áreas afins, o evento nos possibilitou divulgar/apresentar 2 pesquisas realizadas no Centro Universitário Metodista-IPA, as quais são atreladas ao Grupo de Estudo Interdisciplinar de Epigenética Aplicada à Saúde e à Doença, sob minha coordenação”, relata a Profª Dra. Viviane Rostirola Elsner.

O primeiro trabalho, intitulado “Exercise induces histone H4 hypoacetylation status in peripheral blood of schizophrenic individuals”, foi apresentado pela mestranda do PPG em Biociências e Reabilitação, Caroline Lavratti, e corresponde aos resultados parciais de sua dissertação.

O segundo trabalho foi apresentado pela Profª Viviane Rostirola Elsner e é intitulado “The relationship between BDNF levels and epigenetic signal on peripheral blood of Gaucher disease type 1 patients”. Este trabalho recebeu o prêmio/destaque de melhor pôster do evento. O estudo foi realizado em parceria com os professores do PPG em Biociências e Reabilitação Dr. Alexandre Mello e Alessandra Peres e contou com a colaboração dos egressos do PPG, hoje mestres, Ivy Reichert Vital da Silva e Gilson Dorneles, do egresso do curso de Fisioterapia-IPA Gustavo Reinaldo, além de pesquisadores/professores da UFRGS e UFCSPA.

Para ter acesso as fotos, clique aqui.