Você está aqui: Página Inicial / Projeto Costurando Identidades trabalha para resgatar e fortalecer a autoestima dos catadores do 4º Distrito e seus familiares

por Caroline última modificação 24/11/2016 11h16
Alunos da graduação ajudam a desenvolver criatividade e empatia dos participantes

Os cursos de Psicologia e Design de Moda do Centro Universitário Metodista – IPA participam do Projeto de Extensão Costurando Identidades que é realizado na Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem – CEAR, no bairro Navegantes, em Porto Alegre. As responsáveis pelo projeto são a Profª do Curso de Psicologia, Nara Grivot Cabral e a Profª do Curso de Design de Moda, Bruna Lummertz. “O objetivo do projeto é fortalecer a autonomia dos catadores de materiais recicláveis e seus familiares”, comenta a Profª do Curso de Psicologia, Nara Grivot Cabral.

O projeto é interdisciplinar e teve seu início em agosto de 2014, com atividades para os catadores, mas se expandiu em março de 2016, quando as atividades foram ampliadas para os filhos dos catadores frente a demanda dos gestores da cooperativa e da situação de vulnerabilidade social e econômica em que se encontram as crianças e adolescentes. “As atividades são realizadas em grupo e têm o objetivo de desenvolver a espontaneidade, a criatividade e a empatia dos participantes, oportunizando uma nova forma de experiência em grupo que contribua para o reconhecimento da diversidade dos papéis vividos no cotidiano”, destaca a Profª do Curso de Psicologia, Nara Grivot Cabral. Os encontros são realizados no contra turno escolar, de manhã e de tarde, com duração de 1h30 em uma sala da Unidade DC Navegantes (às segundas-feiras) e da Cooperativa (às terças-feiras).

Para o projeto, os estudantes de Psicologia, com participação do Curso de Design de Moda, utilizam o método de intervenção chamado Psicodrama, em que   são realizadas atividades lúdicas e de reutilização dos matérias que enfatizam a identidade do eu e a relação entre os participantes, principalmente com reconhecimento e valorização do contexto em que eles vivem, ou seja, a reciclagem. O reaproveitamento de materiais é embasado pelo conceito upcycling, encontrado em obras que versam sobre a moda sustentável de autores como Gwilt (2015), Flechter; Groose (2012) e Salcedo (2014). “O conceito mencionado objetiva prolongar o ciclo de artigos sólidos, buscando assim evitar o descarte prematuro dos mesmos. Nessa busca de prolongar a vida destes artigos, além de serem realizadas atividades lúdicas e socioeducativas pelas alunas da psicologia, entra o trabalho prático e conceitual desenvolvido pelo Design de moda”, destaca a docente do Curso de Design de Moda, Bruna Lummertz.

Os estudantes do Curso de Psicologia que participam do projeto são: Lisiane Ordoñez Cardarelli, Josiane Martins Gomes, Mariana Nardi Dambroz, Daniele Carolina Copetti, Patrícia dos Passos e Niceia Bohm Moccelin. Para participar do projeto de extensão do IPA, as possibilidades de inserção é como bolsista, estagiário ou mesmo como voluntário. O processo seletivo é feito no início de cada semestre.