Você está aqui: Página Inicial / Seja Mais Que Conhecimento, Seja IPA: Programa de Extensão Paradesporto do IPA trabalha a prática de atividades físicas regulares para deficientes

por Caroline última modificação 02/03/2017 16h21
    O Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista – IPA participa do Programa de Extensão Paradesporto realizado no Prédio G da Unidade Central do IPA.  O Programa é coordenado pela docente do Curso de Educação Física, Profª Me. Dione Pereira Wagner. “O foco é a prática de atividades físicas regulares para deficientes”, comentou a Profª Dione Pereira Wagner.
   O programa é interdisciplinar e teve seu início em 2006, quando, em função da necessidade de atender pessoas com deficiências na prática da Educação Física, foi criado o Natação Paradesporto. Em 2010, o projeto virou um programa com outros projetos vinculados. O projeto Paramovimento está atrelado ao Programa de Extensão e tem como objetivo fazer o atendimento, alongamentos, correção postural e reforço muscular dos participantes.
   A proposta do Programa é ter mais um espaço de consolidação de práticas sociais inclusivas do Centro Universitário Metodista – IPA e desenvolver atividades acadêmicas interdisciplinares que atendam à comunidade de pessoas com deficiência.
    “Eu escolhi o realizar o estágio curricular II do Curso da Educação Física Bacharel no Paradesporto porque se trata de deficientes visuais e é com eles que eu pretendo trabalhar e ajudá-los de alguma forma. Quando iniciei no projeto a Jaqueline e eu trouxemos o Golbol visando trabalhar não só o jogo mas melhorar a autonomia dos participantes”, comenta a estudante de Educação Física e professora de Golbol no Programa de Extensão, Carine Basegio. A atividade de Golbol é específica para os deficientes visuais. “A atividade foca na preparação física e condicionamento das pessoas, com trabalho bem especifico de autonomia, equilibrio e percepção auditiva”, relata a Profª Dione Pereira Wagner.
   As atividades são realizadas por um aluno bolsista-extensionista e três estagiárias currículares nas segundas, terças e quinta:
Atividades:
Segunda-feira:
Tarde: Golbol
Natação para iniciantes e crianças

Terça-feira:
14h 15h: Hidroginástica e Natação
15h 17h: Natação

Quinta:
 15h às 16h: Dança
16h às 17h: Esgrima Adaptada
14h às 17h: Natação

Para ter acesso as fotos, clique aqui.