Você está aqui: Página Inicial / Semana da Enfermagem do IPA aborda os desafios e perspectivas do cuidado na atualidade

por Admin última modificação 21/05/2019 15h12

O Centro Universitário Metodista – IPA realiza nesta terça-feira (21) a Semana da Enfermagem, com a realização de palestras, oficinas e rodas de conversa envolvendo professores e acadêmicos. A abertura do evento nesta manhã contou com a presença do reitor do IPA, professor Marcos Wesley da Silva e com a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Daisy de Abreu Botene. O pastor Roberval Lopes da Trindade abriu o encontro explicando o papel da pastoral acadêmica da instituição e se colocando à disposição para a comunidade. "A pastoral caminha junto com a instituição, com viés de construir, unir e dialogar", reafirmou.

A professora Rita Caregnato, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, foi uma das convidadas a palestrar durante a parte da manhã, com o tema “Nursing Now”. “O nosso país aderiu à campanha global Nursing Now, que busca fortalecer a educação e o desenvolvimento dos profissionais da área de enfermagem, para estimular a liderança no setor e melhorar as condições de trabalho das equipes de saúde”, explicou. Em seguida, a violência contra a mulher foi debatida pela coordenadora da Gerência Distrital de Saúde da prefeitura de Porto Alegre, enfermeira Ana Lúcia Dagord.

Uma roda de conversa sobre a saúde indígena também teve a presença do enfermeiro graduado pelo IPA, Zico da Silva, representando a Secretaria Especial da Saúde Indígena, do Ministério da Saúde e da professora Ana Karina Tanaka, da Escola de Enfermagem da UFRGS.

A tarde estão previstas oficinas emvárias salas aos participantes do encontro. E à noite, finalizando o evento, dois temas bem atuais serão abordados: “O cuidado ao paciente com Febre Amarela, com a participação do professor do IPA, Cleber Verona, que é enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva dp Hospital Nossa Senhora da Conceição – GHC e também o tema “Reconhecimento e prevenção ao suicídio”, com o professor do IPA, Jean Mahus.