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Apresentação

por fernando.zancope — última modificação 08/10/2020 15h30

A CEUA-IPA deve examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados na instituição, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável. Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais devem ser submetidos à análise pela CEUA, e só podem ser executados mediante sua aprovação.

Os prazos para envio e retorno de projetos (graduação) com uso de animais, são:

  • Recebimento dos projetos: até o dia 20 de cada mês
  • Devolução do parecer: até dia 20 do mês subsequente.

- Os projetos de mestrado terão fluxo contínuo de recebimento e devolução.

- O projeto de pesquisa a ser encaminhado para a CEUA-IPA deverá conter:

a) Protocolo para uso de animais na experimentação devidamente preenchido;

b) Texto contendo identificação, introdução e justificativa, objetivos, revisão bibliográfica atualizada, material e métodos, delineamento, orçamento detalhado com as respectivas fontes de financiamento, cronograma de execução e bibliografia, de acordo com as normas metodológicas da instituição;

c) Documento de autorização institucional da instituição de origem, somente quando em cooperação com instituições externas ao IPA;

d) Termo de conhecimento institucional devidamente assinado pelo(a) coordenador(a) do Centro de Pesquisa do IPA.

e) Parecer do orientador.

- O projeto de ensino ou protocolos de aula práticas com uso de animais a ser encaminhado para a CEUA-IPA deverá conter:

a) Protocolo para uso de animais na experimentação devidamente preenchido;

b) Termo de autorização institucional devidamente assinado pelo responsável (coordenador do laboratório a ser utilizado).

 A aprovação de protocolos de aula práticas com uso de animais terá validade por semestre.

Composição da CEUA

Alexandre Silva de Mello

Daniela Pochmann

Fleming Pedroso

Maristela de Souza  Padilha

Simone Gerson