Você está aqui: Página Inicial / UAM realiza exposição sobre “Moda e Sustentabilidade: O que podemos fazer?”

UAM realiza exposição sobre “Moda e Sustentabilidade: O que podemos fazer?”

por Caroline última modificação 04/11/2016 17h18

O Programa de Extensão da Universidade do Adulto Maior do Centro Universitário Metodista – IPA está realizando, entre os dias 03 à 10 de novembro, a exposição “Moda e Sustentabilidade: O que podemos fazer?”.

A atividade expõe trabalhos realizados na disciplina de Moda Sustentável do Programa de Extensão da Universidade do Adulto Maior – UAM, ministrada pela docente do Curso de Moda, Profª Me. Bruna Lummertz Lima. “As atividades que foram desenvolvidas objetivaram a ampliação do ciclo de vida de roupas e acessórios têxteis, tendo como conceito balizador o upcycling. Para isso, foram desenvolvidas técnicas manuais de tingimento, estamparia, bordado, crochê, colagem têxtil e customização, buscando utilizar materiais que os alunos já possuíam” comentou a docente Bruna Lummertz.

A ideia das atividades práticas era renovar roupas e acessórios que os alunos já tinham, visando diminuir o consumo rápido. As atividades também serviram como o aprendizado coletivo. “É importante destacar que o aprendizado se deu de forma coletiva, onde era aberto espaço na disciplina para que os próprios alunos ensinassem aos colegas técnicas que já dominavam como o crochê, por exemplo”, destacou Bruna.

As atividades foram práticas e também ocorreram alguns debates acerca do tema – moda na atualidade – partindo de vídeos e reportagens onde eram enfatizados como são produzidos os artigos de moda em regiões como China, Tailândia e Brasil, buscando conceber nos alunos a visão mais crítica sobre o produtos de moda que eles estão consumindo, e especialmente, o que era possível fazer para tornar o consumo mais sustentável.

A exposição terá duração até o dia 10 de novembro, no Hall da Reitoria, no Prédio A da Unidade Central do IPA (Cel. Joaquim Pedro Salgado, nº 80).