Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias / Aula Magna Integrada debate sobre Economia e Mercado de Trabalho

Aula Magna Integrada debate sobre Economia e Mercado de Trabalho

por alysson.feitosa — última modificação 27/03/2019 18h40

Os cursos de Ciências Sociais do IPA proporcionaram aos estudantes mais uma noite de aprendizado e reflexão. Com o tema O Futuro do Brasil: Tendências Econômicas e Mercado de Trabalho, a Aula Magna Integrada trouxe profissionais renomados para uma discussão sobre a situação econômica atual e as possíveis consequências para o futuro do país. Participaram os cursos de Administração, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo.

O evento iniciou com a palavra do Reverendo Roberval Lopes da Trindade falando de gratidão, respeito e superação. Ele também ponderou sobre se alcançar a realização profissional trabalhando para o bem comum e não somente para obter lucros.

Os coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Profa. Me. Neusa Teresinha Ballardin, e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo, Prof. Dr. Fabio Berti, deram as boas-vindas aos presentes. A Profa. Neusa salientou a importância da Aula Magna, como “um momento de integração de estudantes e professores, em torno de temáticas atuais e desafiadoras”. O Prof. Fabio ressaltou a importância das trocas interdisciplinares para a formação profissional e a discussão de assuntos atuais e relevantes. “Uma noite como essa é brilhante para debater esses temas um pouco mais densos, que dizem respeito diretamente a nossa vida”.

Após a fala dos coordenadores, o administrador, egresso do IPA, Cleberson Vieira apresentou a Missão Canadá. O projeto faz parte do programa de internacionalização que está sendo desenvolvido pelos cursos. As missões são oportunidades onde alunos e profissionais visitam empresas, universidades e startups canadenses. Ele contou que a troca de experiências e o networking promovidos por essas imersões, abrem diversas possibilidades para os participantes.

O Futuro do Brasil

Para debater o tema central da Aula Magna, o Prof. Me. Denilson Alencastro mediou a palestra com os convidados, Profa. Dra. Geni de Sales Dornelles, o jornalista e professor Guilherme Arruda e a Profa. Me. Roseli Fritsch. Denilson destacou que os assuntos abordados, como economia, reforma da previdência e mercado de trabalho, são relevantes quando se aborda “o Brasil que vamos produzir e o futuro que nós iremos fazer, com mudanças tecnológicas e reformas”.

Guilherme Arruda falou que mesmo com muita informação disponível, ainda não se tem acesso a toda informação. Ele explicou que existem assuntos que não são do interesse do governo e nem da imprensa, logo, não são divulgados como deveriam. “O nosso jornalismo, a nossa imprensa tem andado numa espécie de mesmice. Não se aprofunda muito, daí a superficialidade de informações que chegam ao grande público”.

A Profa. Dra. Geni fez uma breve retrospectiva sobre a Administração, desde os primeiros cursos, passando pelo empreendedorismo até chegar às startups. Ela trouxe a ética para o debate, reforçando a ideia de se trabalhar para o bem comum. Também destacou a importância do ensino superior como agente de mudanças na sociedade. Ela apontou o diálogo como uma forma de acolher e valorizar pessoas, principalmente nas organizações. Segundo a administradora, o mundo do trabalho é um espaço social, estruturado em primeiro, segundo e terceiro setor, com possibilidade de atuação para todas as áreas. “Os administradores devem buscar parcerias com contadores, comunicadores e turismólogos e levar essas pessoas para dentro das empresas”.

Encerrando a rodada de apresentações, a Profa. Me. Roseli falou sobre finanças pessoais e apontou a importância do planejamento, que não é considerado pela maioria das pessoas. Ela destaca que no contexto atual, “nós vamos trabalhar mais e ganhar menos”. Por esse motivo, o planejamento se torna essencial. Roseli também trouxe informações sobre taxas e impostos que influenciam o mercado.