Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias

Notícias

Cursos promovem palestras sobre "tendências econômicas e mercado de trabalho" e "finanças pessoais na atual conjuntura"

Confira o conteúdo ministrado

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis promoveram em março as aulas magnas "O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho, com a professora Geni de Sales Dornelles, e "Finanças pessoais na atual conjuntura", ministrada pela professora Roseli Fritsch.

A palestrantes compartilharam o conteúdo para alunos, docentes e demais interessados.

Acesse os arquivos e confira: 

O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho

Finanças pessoas na atual conjuntura

Aula Magna Integrada debate sobre Economia e Mercado de Trabalho

Os cursos de Ciências Sociais do IPA proporcionaram aos estudantes mais uma noite de aprendizado e reflexão. Com o tema O Futuro do Brasil: Tendências Econômicas e Mercado de Trabalho, a Aula Magna Integrada trouxe profissionais renomados para uma discussão sobre a situação econômica atual e as possíveis consequências para o futuro do país. Participaram os cursos de Administração, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo.

O evento iniciou com a palavra do Reverendo Roberval Lopes da Trindade falando de gratidão, respeito e superação. Ele também ponderou sobre se alcançar a realização profissional trabalhando para o bem comum e não somente para obter lucros.

Os coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Profa. Me. Neusa Teresinha Ballardin, e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo, Prof. Dr. Fabio Berti, deram as boas-vindas aos presentes. A Profa. Neusa salientou a importância da Aula Magna, como “um momento de integração de estudantes e professores, em torno de temáticas atuais e desafiadoras”. O Prof. Fabio ressaltou a importância das trocas interdisciplinares para a formação profissional e a discussão de assuntos atuais e relevantes. “Uma noite como essa é brilhante para debater esses temas um pouco mais densos, que dizem respeito diretamente a nossa vida”.

Após a fala dos coordenadores, o administrador, egresso do IPA, Cleberson Vieira apresentou a Missão Canadá. O projeto faz parte do programa de internacionalização que está sendo desenvolvido pelos cursos. As missões são oportunidades onde alunos e profissionais visitam empresas, universidades e startups canadenses. Ele contou que a troca de experiências e o networking promovidos por essas imersões, abrem diversas possibilidades para os participantes.

O Futuro do Brasil

Para debater o tema central da Aula Magna, o Prof. Me. Denilson Alencastro mediou a palestra com os convidados, Profa. Dra. Geni de Sales Dornelles, o jornalista e professor Guilherme Arruda e a Profa. Me. Roseli Fritsch. Denilson destacou que os assuntos abordados, como economia, reforma da previdência e mercado de trabalho, são relevantes quando se aborda “o Brasil que vamos produzir e o futuro que nós iremos fazer, com mudanças tecnológicas e reformas”.

Guilherme Arruda falou que mesmo com muita informação disponível, ainda não se tem acesso a toda informação. Ele explicou que existem assuntos que não são do interesse do governo e nem da imprensa, logo, não são divulgados como deveriam. “O nosso jornalismo, a nossa imprensa tem andado numa espécie de mesmice. Não se aprofunda muito, daí a superficialidade de informações que chegam ao grande público”.

A Profa. Dra. Geni fez uma breve retrospectiva sobre a Administração, desde os primeiros cursos, passando pelo empreendedorismo até chegar às startups. Ela trouxe a ética para o debate, reforçando a ideia de se trabalhar para o bem comum. Também destacou a importância do ensino superior como agente de mudanças na sociedade. Ela apontou o diálogo como uma forma de acolher e valorizar pessoas, principalmente nas organizações. Segundo a administradora, o mundo do trabalho é um espaço social, estruturado em primeiro, segundo e terceiro setor, com possibilidade de atuação para todas as áreas. “Os administradores devem buscar parcerias com contadores, comunicadores e turismólogos e levar essas pessoas para dentro das empresas”.

 

Encerrando a rodada de apresentações, a Profa. Me. Roseli falou sobre finanças pessoais e apontou a importância do planejamento, que não é considerado pela maioria das pessoas. Ela destaca que no contexto atual, “nós vamos trabalhar mais e ganhar menos”. Por esse motivo, o planejamento se torna essencial. Roseli também trouxe informações sobre taxas e impostos que influenciam o mercado.

 

NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher
NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

No dia 14 de março, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Núcleo de Experiência em Práticas de Administração (NEPAD) do Centro Universitário Metodista - IPA promoveram um debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento foi aberto ao público, realizado na sede da Instituição, com o tema "Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Ensino Superior", apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça.

IPA realiza evento em comemoração ao Dia da Mulher

No dia 14 de março o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e o NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração) realizam um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede da Instituição, aberta ao público feminino.

O tema do debate será ‘Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior’, apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça, a partir das 18h.

IPA
Painel - Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior - Por 
Cristina Fogaça
Dia:
14/03/2019
Horário:
18h
Local: Sala A016

Ex-alunos de Ciências Contábeis falam sobre evento Café com Egressos

Ex-alunos de Ciências Contábeis falam sobre evento Café com Egressos

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 10 de outubro de 2018, o 1º Café com Egressos – Contábeis. O encontro ocorreu durante a II Semana Integrada junto ao curso de Administração e teve como proposta prestar reconhecimento aos estudantes que passaram e contribuíram com o curso. 

Confira abaixo os depoimentos dos ex-alunos Giovani Gross e Simone do Amaral.

“A oportunidade de voltar à Instituição é maravilhosa, além de podermos manter o contato com os professores, conseguimos aumentar nosso network com alunos e egressos de anos anteriores e posteriores aos nossos. Também tivemos a oportunidade de conversar com os professores da Universidade da Argentina, agregando ainda mais ao nosso reencontro! Além de ser um meio de aumentar o network, é uma excelente troca de conhecimento do leque de opções das diversas áreas de nossa profissão! Parabéns pelo empenho!", Giovani Gross.

"É ótimo poder voltar ao IPA e ser recebida de braços abertos pelos professores, perceber que existe a disponibilidade e a amizade de vocês, apesar de não sermos mais alunos do IPA", Simone do Amaral.

 

Veja mais fotos:

Café com Egressos

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem 1º Café com Egressos

Olhando para o futuro e reconhecendo àqueles que por aqui passaram e deixaram sua contribuição na história dos nossos cursos, o Centro Universitário Metodista – IPA e os cursos de Administração e Contábeis convidam para o 1º Café com Egressos - Contábeis e Administração.

O evento visa proporcionar o reencontro dos egressos para troca de experiências entre profissionais e acadêmicos, num momento especial de confraternização, e será realizado às 17h, nas sala do NAF / NEPAD, nas datas abaixo:

- 10/10/2018 - Ciências Contábeis;
- 11/10/2018 - Administração.

 

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promovem uma aula magna no dia 19 de março de 2018, no Auditório Oscar Machado, na Unidade Central do IPA.

A aula magna tem início às 19h, com a recepção dos alunos e uma apresentação musical. O evento ainda conta com uma palestra sobre a Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF e de Excelência em Práticas de Administração – NEPAD, e com um painel que abordará a moeda virtual Bitcoin.

Ao final, haverá a apresentação do espaço revitalizado dos Núcleos NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração), seguida de um coquetel na Sala A17, do Prédio A.

Confira a programação completa:
19h - Recepção dos alunos
19h15 - Apresentação Musical
19h30 - Palestra: "A Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal - NAF", com o Auditor da Receita Federal do Brasil, Alexandre Rampelotto.
20h - Painel: Moedas Virtuais: Bitcoin é dinheiro?, com o professor Denilson Alencastro, Economista-chefe da Geral Investimentos, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IPA e doutorando em Economia pela UFRGS.
21h - Apresentação do espaço revitalizado dos núcleos NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e NEPAD - Núcleo de Excelência em Práticas de Administração.
Encerramento - Coquetel: sala A 17 - prédio A

Aula magna – Administração e Ciências Contábeis
Data: 19 de março de 2018
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório Oscar Machado - Unidade Central do IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. Rio Branco, Porto Alegre – RS)

Em parceria com a Receita Federal, curso de Ciências Contábeis promove palestra sobre eSocial

Alunos presentes receberão certificados
Em parceria com a Receita Federal, curso de Ciências Contábeis promove palestra sobre eSocial

 

O curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Receita Federal, promove palestra sobre ‘eSocial’ com auditores da Secretaria do órgão de Porto Alegre, no próximo 22 de maio, das 19h às 21h, no auditório da biblioteca.

O evento será aberto aos alunos e público externo para tirar dúvidas sobre ‘eSocial’, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo País.

Serão emitidos certificados para os estudantes presentes na apresentação.

As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário on-line

Palestra eSocial

Local: Auditório da Biblioteca (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, bairro Rio Branco, 80)
Horário:
19h às 21h
Data: 22/05/2018

Palestra tira dúvidas do público sobre o eSocial

Palestra tira dúvidas do público sobre o eSocial

No dia 22 de maio, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA promoveu uma palestra, em parceria com a Receita Federal, sobre o eSocial. 

Estiveram presentes Fátima Salete de David, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Patrícia Bastos de Lima Andrade, Técnico do Seguro Social da Delegacia da Receita Federal de Porto Alegre, e Roberto Kappel Castilho, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil.

Os palestrantes tiraram dúvidas da comunidade interna e externa do IPA sobre o eSocial, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo País.

 

 

 

Confira mais fotos do evento:

Palestra eSocial

Aluno surdo apresenta TCC de Ciências Contábeis

Aluno surdo apresenta TCC de Ciências Contábeis

O aluno Hector Samir Galeano, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último dia 8 de novembro. O estudante, que é surdo, defendeu sua pesquisa com o auxílio de uma intérprete de Libras, obtendo nota máxima da banca de avaliação.

Galeano foi orientado pelo professor Jean Carlos Seidler e auxiliado pelas intérpretes de Libras Juliana Neves, Fernanda Romero e Daniela Bered, que se revezaram nas orientações e nas bancas das disciplinas TCC I e TCC II.

A Sala de Recursos do IPA, setor que auxilia os alunos nas suas necessidades específicas, no caso a surdez, indica e gerencia as referidas intérpretes para que possam acompanhar os estudantes nos períodos de aula e demais atividades acadêmicas.

A banca de avaliação, composta pelo professor José Wolnei Schwartzhaupt e pela professora Neusa Teresinha Ballardin Monser, coordenadora do curso, destacou a dedicação e o comprometimento do aluno no desenvolvimento do trabalho.