Você está aqui: Página Inicial / Design de Moda

Design de Moda

O Curso de Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Metodista – IPA foi o precursor da área em Porto Alegre. Reconhecido pelo Ministério de Educação, o curso é desenvolvido na Unidade DC Navegantes e na Unidade Central IPA. A Unidade DC Navegantes, onde o curso ocorre de forma predominante, está situada no 4º Distrito de Porto Alegre, em um espaço tradicional de moda da cidade, onde, até a década de 1980, havia um polo de produção têxtil e de confecção.

O Curso de Bacharelado em Design de Moda foi criado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Graduação de Design no Brasil e considerando a experiência institucional do Centro Universitário Metodista – IPA na formação profissional superior de diversas áreas do conhecimento e de atuação. O curso visa contribuir com a formação de profissionais qualificados/as para enfrentar um mercado de trabalho promissor, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a partir da democratização da moda em diversos contextos sociais.

Ao considerar que a moda possui como característica marcante a busca incessante pela renovação de conceitos que considerem a diversidade cultural e social, no sentido amplo, de maneira a reunir elementos que possibilitem a representação das diferenças, o curso foi concebido a partir de cinco eixos norteadores que contemplam os conteúdos básicos e os conteúdos específicos, estruturados de forma a garantir a abordagem teórico-prática, necessária ao/à profissional da moda. A organização dos campos de conhecimento se dá através dos eixos de conteúdos de aprendizagem que são:

1. Primeiro Eixo – Arte e Criatividade
2. Segundo Eixo – Produção e Gestão
3. Terceiro Eixo – Sociedade e Cultura
4. Quarto Eixo – Formação Complementar
5. Quinto Eixo – Projetivo 

Nesse contexto, por meio da criação de diversas situações de aprendizagem, fundamentadas nos eixos acima descritos, o curso busca formar um/a profissional ético/a capaz de propor o desenvolvimento de produtos de moda e de gestão de negócios e empreendedorismo, ciente das mudanças de comportamento social, do relacionamento com o meio ambiente e de padrões estéticos.  

DESTAQUES DO CURSO

Ao longo de sua existência, o curso de Design de Moda do IPA se destacou por sua participação no concurso Donna Fashion, considerado o mais importante da área no Estado, tendo alunos/as vencedores/as em várias edições.

É o único curso, em Porto Alegre, a disponibilizar aos/às seus/suas alunos/as, como diferencial, o Laboratório de Estamparia, o qual proporciona o contato direto com técnicas de Design de Superfície.

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução CONSUNI nº 049/2006.
Publicado em 25/08/2006. 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 275 de 14 de dezembro de 2012.
DOU nº 242 de 17 de dezembro de 2012. 

Renovação de Reconhecimento

Conforme Ciclo Avaliativo do SINAES.

* Curso em processo de extinção.

(Resolução do Consuni nº 572 de 31 de março de 2015).

 

*MENSALIDADES para veteranos em 2018: clique aqui