Você está aqui: Página Inicial / Direito

O curso oferece aos/às acadêmicos/as a oportunidade de desenvolver as habilidades e as competências necessárias para atuação nas várias atividades vinculadas à atuação jurídica, com acentuada articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Com um currículo voltado para a interpretação constitucional do Direito, efetivação dos Direitos Humanos e resgate da cidadania, o curso busca diferencial na implementação e construção dos Novos Direitos. Neste intuito, como prática extensionista, destaca-se o projeto de extensão Direitos Humanos na Prisão.

O curso conta com uma Sala de Práticas Jurídicas Simuladas, proporcionado aos/às discentes, em espaço próprio e adequado, a simulação de audiências de instrução e julgamento, júris e sessões de julgamento, entre outras atividades práticas. Conta, ainda, com sala própria para atividades de negociação, conciliação e mediação, ou seja, para a prática de métodos contemporâneos para a composição de conflitos.

Por meio de estágios realizados na própria Instituição desde o sexto semestre, o curso proporciona uma aprendizagem diferenciada. Sob supervisão de professores/as, os/as acadêmicos/as prestam assistência jurídica em diversas áreas do Direito (civil, penal, trabalhista...), associando a teoria à prática, com atividades jurídicas reais.

Com onze anos existência, o curso e seus/suas alunos/as já receberam premiações nacionais e internacionais, sendo exemplos o Prêmio Sinpro de Educação, o Prêmio AJURIS de Direitos Humanos e a premiação pela Associação Interamericana na Imprensa. Em 2014, a representação do curso foi premiada como a melhor equipe estrangeira no V Concurso Internacional Junior de Derecho Procesal Constitucional, ocorrido entre os dias 21 e 23 de maio em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Conheça a infraestrutura:

  

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Portaria Nº 2.363, de 22 de agosto de 2002.
DOU de 23 de agosto de 2002.

Reconhecimento

Portaria Nº 51, de 17 de janeiro de 2008.
DOU Nº 13, de 18 de janeiro de 2008.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 205, de 25 de junho de 2020. 
DOU Nº 128, de 7 de julho de 2020.

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 5 anos (10 períodos)
Unidade: Central - IPA

Mensalidade 1º semestre de 2023 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).