Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Alunas do curso de Direito do IPA apresentam trabalhos no Sociology of Law

por raissa.ferreira última modificação 30/05/2018 15h43
Alunas do curso de Direito do IPA apresentam trabalhos no Sociology of Law

Na última sexta-feira (25), alunas do curso de Direito do IPA apresentaram suas pesquisas no Congresso Internacional Sociology of Law 2018, realizado na Unilasalle, em Canoas. A 4ª edição do Congresso teve como tema principal "O Direito entre o Caos e a Desconstrução".

O Congresso é promovido pela Unilasalle Canoas, em conjunto com a Universidad de La República (Uruguai), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), Research Committee on Sociology of Law (Working Groups: Social and Legal Systems/Human Rights), Cátedra de Direitos Humanos UNESCO Lasalle Costa Rica e Rede LaSalle de Universidades e Ente Interuniversitário Fermano (Itália).

As representantes do IPA tiveram seus artigos aprovados para publicação nos anais do evento e os apresentaram em diferentes GTs (grupos de trabalho), ao lado de outros pesquisadores da graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. De acordo com o professor Rogério Rammê, docente do curso de Direito, as discentes foram muito elogiadas pelos coordenadores dos GTs.

Troca de experiências

Ana Eliza Martinez, aluna do 7º semestre, apresentou dois trabalhos no evento: "Judicialização da saúde no Estado do Rio Grande do Sul e os limites do ativismo Judicial" e "Crise do Processo Penal Brasileiro frente ao Estado Democrático de Direito". Segundo a discente, "participar do Sociology foi uma experiência muito boa e enriquecedora. Estava nervosa para apresentar meus trabalhos e nem havia dormido direito, mas deu tudo certo e os coordenadores das bancas gostaram dos meus trabalhos. Além do mais, estava contente por representar o IPA."

Com o trabalho “A relação dos conflitos armados internacionais com o meio ambiente e a responsabilidade do Estado em promover o desenvolvimento sustentável”, Bruna Larreia Liares, estudante do 5º semestre, também se apresentou: "foi ótimo participar do congresso Sociology of Law porque os integrantes dos GTs interagem muito com os estudantes e os debates proporcionam excelente aprendizagem a todos".

Amanda Closs Zandonai, do 7º período, apresentou o trabalho intitulado "Refugiados ambientais: o caso dos imigrantes haitianos na perspectiva da Lei de Migração". "A participação foi enriquecedora, já que apresentamos nossas ideias e recebemos dicas de outros pesquisadores de todo o mundo. Foi gratificante representar o IPA no congresso, e espero que isso possa inspirar nossos colegas a comparecerem a outros eventos assim no futuro", diz.

"Essa foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha caminhada acadêmica. Defender algo que acredito, diante de tantos trabalhos incríveis, elaborados por profissionais e estudantes extremamente qualificados, é uma responsabilidade e uma honra imensa. Pela participação no concurso percebi quanto a pesquisa jurídica pode nos valorizar profissional e pessoalmente", relata Brenda de Quadros Pereira, estudante do 9º semestre, que apresentou o trabalho "O caráter jurisdicional do instituto prestação de contas eleitoral e partidária: aspectos negativos e positivos".

Já a ex-aluna de Direito, Jéssica de Lima Longoni, apresentou o trabalho "Manifestações culturais e vedação à crueldade animal: conflito real ou aparente de normas constitucionais" e diz que o debate foi a parte mais interessante do Congresso. "Foi muito entusiasmante poder levar para fora da Instituição o trabalho que os alunos e professores têm feito. Espero que o IPA siga investindo e estimulando os alunos a participar de atividades como essa".

O professor Rogério Rammê atuou na coordenação do GT "Proteção Ambiental e Sustentabilidade". Segundo Rammê, a presença no Sociology of Law é fruto das pesquisas que vêm sendo elaboradas no grupo de estudos "Laboratório de Direito Ecológico", coordenado pelo docente às quartas-feiras, das 13h30 às 14h30, na sala C104. "Estamos todos muito orgulhosos da presença destacada das nossas alunas em evento tão importante. Poucos são os alunos de graduação que participam desse evento e nosso curso marcou presença de modo muito significativo com a apresentação de seis trabalhos”, declara.

Com o objetivo de fomentar um espaço que ofereça proximidade com a pesquisa jurídica, o Laboratório de Direito Ecológico atua nas áreas dos direitos humanos, ambientais e animais, incentivando a redação de artigos e contribuição em eventos acadêmicos. “Outras pesquisas estão em andamento e em breve deveremos ter novas produções discentes e outras participações em eventos como esse", conclui o docente.

Confira mais fotos:

registrado em: ,