Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Egresso de Direito publica texto sobre mobilidade na Revista da Defensoria Pública

por raissa.ferreira última modificação 06/08/2018 16h33

O trânsito dos grandes centros urbanos é adequado à realidade do envelhecimento humano? O egresso de Direito do Centro Universitário Metodista - IPA, Eduardo de Souza Souza, 38, reflete sobre a legislação que diz respeito à mobilidade do idoso pedestre na cidade em um artigo publicado na Revista da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

O texto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso (TCC) no final do ano passado e orientado pela professora Ana Lucia Brunetta Cardoso. Nele, o autor sugere a urgência da mudança dos espaços públicos urbanos ante ao acelerado processo de envelhecimento populacional e a importância da atuação do Estado nesse processo.

"O tema abordado foi escolhido em razão da percepção empírica de que os espaços urbanos precisam ser ressignificados contemplando a realidade brasileira atual, especialmente no que tange ao envelhecimento populacional e à baixa taxa de fecundidade no Brasil", explica o autor.

A edição 19 da revista teve como tema especial o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por conta de seu aniversário de 20 anos, e traz textos sobre as relações humanas no trânsito e aplicativos de transporte. Você pode conferir a revista na íntegra aqui

"O IPA teve um papel determinante no desenvolvimento deste artigo, em razão da formação humanista fortalecida nas aulas e palestras de que participei no decurso de minha graduação. Unindo os saberes adquiridos no ambiente acadêmico do IPA ao conhecimento técnico profissional de meu trabalho na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), decidi abordar essa temática", declara.

registrado em: ,