Você está aqui: Página Inicial / Educação Física

O Curso de Educação Física estuda o movimento humano e as diversas manifestações da Cultura Corporal a partir da Educação, Saúde e Lazer como instrumentos para estimular a criação de hábitos e práticas que conduzam a um estilo de vida mais saudável, refletidos em ações que promovam o desenvolvimento social e humano. É uma área do conhecimento que trabalha com o corpo atuante em atividades físicas, esportivas, recreativas e educacionais, nos mais diferentes espaços sociais, tanto em órgãos da esfera pública quanto privada.

O Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista (IPA) iniciou no ano de 1971, tendo sido pioneiro no ensino privado de Porto Alegre e também o primeiro Curso de Educação Superior da Instituição. Ao longo dos seus mais de quarenta anos, formou profissionais em Educação Física que atuam, não só em escolas, mas também em clubes, hospitais, academias e outras instituições, garantindo uma posição de destaque no cenário da saúde e da educação de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, assim como profissionais egressos que se destacam no contexto do esporte, da política e da educação. O Projeto Pedagógico do Curso se propõe a formar profissionais competentes, críticos e comprometidos com a transformação social e com a humanização da profissão.

Conheça a infraestrutura:

 

A partir de 2005, o Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista (IPA), passou a ter duas habilitações:

• Bacharelado, que habilita para atuação dos profissionais nas áreas de desporto, lazer, saúde, recreação e gestão, nos diversos campos de ação da Educação Física.

• Licenciatura, voltada à formação de profissionais que atuam na esfera da Educação Básica, também em espaços públicos e/ou privados, interagindo com diversas áreas do conhecimento para a formação integral do indivíduo.

Atualmente, o curso conta com parcerias para a atuação em estágios, junto a academias, clubes, associações, hospitais, clínicas, empresas e escolas de Educação Básica. Realiza trabalho integrado com projetos e grupos de pesquisas e estudo do próprio curso. Promove a produção de conhecimento a partir das ações teórico-práticas construídas nas disciplinas do currículo e/ou projetos da instituição ou do curso.

IMPORTANTE: 
Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e atividades dos cursos da Unidade Central IPA poderão ocorrer, também, nos endereços da Unidade Central IPA/Americano.