Você está aqui: Página Inicial / Extensão / PIBID/IPA

Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 17/08/2017 11h14

O primeiro Projeto PIBID/CAPES/IPA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) iniciou suas atividades no Edital em 2012/2, com a aprovação de 4 subprojetos: História, Matemática, Música e Pedagogia, com bolsistas dos cursos para atuarem em cada subprojeto em 4 Escolas Estaduais da cidade de Porto Alegre, com um total de 26 bolsistas.

O segundo Projeto PIBID/CAPES/IPA 2014-2017 foi aprovado no Edital 061/2013 com 110 bolsistas e 4 subprojetos: Educação Física, Interdisciplinar, Música e Pedagogia, com atuação em 10 Escolas de Porto Alegre. Iniciamos com as ações em reuniões de planejamento, de observações nas escolas, execução de atividades de ensino, leituras e discussão de textos e organização e apresentação de trabalhos que buscam contribuir à qualificação das aprendizagens dos alunos da Educação Básica, com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Magistério e Classes de Inclusão. Um dos principais objetivos do Projeto tem sido a prática docente com o exercício da docência compartilhada pois os espaços das escolas que nos acolhem como parceiras do PIBID são espaços formativos fundamentais para os cursos de Licenciatura, oportunizando aprendizagens.

Destacamos também a importância do processo de formação inicial dos futuros professores - bolsistas de iniciação à docência e acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, Música e Educação Física - e articulamos esse trabalho também na perspectiva da formação continuada dos professores das escolas parceiras, com os professores supervisores.

Os Subprojetos são coordenados pelos seguintes docente do IPA:

Subprojeto Educação Física: Profa. Alessandra Silva Quadros e Prof. Solon de Campos Rodrigues
Subprojeto Interdisciplinar: Prof. André Luiz dos Santos Silva e Profa. Margareth Fadanelli Simionato
Subprojeto Música: Profa. Cristina Bertoni dos Santos e Profa. Nisiane Franklin da Silva
Subprojeto Pedagogia: Profa. Sandra Jaqueline Salvador dos Santos
Profa. Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
Coordenação Institucional