Você está aqui: Página Inicial / Farmácia

O curso de Farmácia, desde a sua criação, tem procurado se diferenciar no contexto do ensino farmacêutico, por ser o primeiro curso noturno do estado do Rio Grande do Sul, o que oportuniza a inclusão e permite que, desde cedo, o/a discente tenha contato com as suas futuras práticas profissionais.

O curso de Farmácia do IPA destaca-se por possuir um corpo docente altamente qualificado, formado por profissionais não apenas com grande experiência docente, mas também com significativa experiência no mercado de trabalho, o que possibilita ao/à aluno/a obter uma formação técnica superior e muito próxima à realidade e às necessidades do/a profissional farmacêutico/a. Fruto desta visão, os/as farmacêuticos/as formados/as no IPA são reconhecidos/as e requisitados/as pelo mercado de trabalho.

PERFIL DO/A EGRESSO/A

Com forte formação técnica, prática e humanista, e fundamentada em sólidos princípios éticos, mas em acordo com a constante evolução do conhecimento e atento às necessidades do mercado, o currículo do curso de Farmácia prevê a formação de um/a egresso/a com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, incluindo a Assistência Farmacêutica, Farmácia Magistral, Farmácia Hospitalar,  Indústria de Medicamentos, Cosméticos e Alimentos e Análises Clínicas.  

A formação do/a farmacêutico/a do IPA leva em consideração a crescente demanda por profissionais da saúde voltados/as não só para a recuperação, mas para a promoção da saúde, através da produção de novos conhecimentos, direcionando a transformação da realidade em benefício da sociedade. Como saúde é na verdade um conceito coletivo, o curso de Farmácia, em todo o processo de formação, desde o seu início, procura integrar o/a futuro/a farmacêutico/a com os/as demais profissionais da saúde.

Conheça a infraestrutura:

 

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissionais farmacêuticos/as comprometidos/as com uma visão científica, humanista e crítica, capacitados/as a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrado/a aos/às demais profissionais da saúde.
  • Capacitar os/as profissionais farmacêuticos/as com formação técnica adequada, de acordo com as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, dotá-los/as de subsídios que permitam acompanhar a evolução do conhecimento científico em saúde.
  • Dotar os/as profissionais farmacêuticos/as de competências e habilidades que lhe permitam tomar as decisões mais adequadas quanto a condutas e procedimentos, de modo que sejam capazes de interagir de forma eficiente com os/as demais profissionais da saúde e pacientes, estando aptos/as a liderar e gerenciar equipes, bem como recursos diversos, no sentido da promoção da saúde, tanto no nível individual quanto coletivo.

 

 

PROJETOS

Atualmente o curso possui participação em diversos projetos de extensão em que a população recebe os cuidados e orientações sobre saúde e medicamentos dos/as futuros/as farmacêuticos/as, seja pela promoção de ações em saúde, palestras e acompanhamento farmacoterapêutico.

Educação em Diabetes e Hipertensão Através de Uma Vivência em Grupo

Projeto de extensão, em parceria com o curso de Enfermagem do IPA, que visa à promoção da saúde da população por meio de acompanhamento e orientações.

Universidade do Adulto Maior

Promoção de ações em saúde por meio de palestras sobre medicamentos e doenças, oportunizando acompanhamento farmacoterapêutico à população da terceira idade.

PARCERIAS

O curso de Farmácia procura diversificar e contribuir com a comunidade acadêmica, entidades de classe e também com a sociedade, por intermédio de diversas parcerias, seja no âmbito dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, como também na participação de projetos e ações com outros cursos de graduação do Centro Universitário Metodista – IPA.

Algumas parcerias em andamento:

- junto à Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS), promovendo cursos e palestras de interesse de alunos/as e profissionais farmacêuticos/as do Rio Grande do Sul;

- Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e curso de Jornalismo do IPA, dando suporte à criação de vídeos informativos e educacionais;

- parcerias com hospitais públicos e privados, indústrias farmacêuticas, indústrias de cosméticos, indústrias de alimentos, farmácias magistrais, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, e drogarias.

Estágios

O curso de Farmácia do Centro Universitário Metodista – IPA entende que as vivências práticas são essenciais para o desenvolvimento e aprimoramento profissional. Por este motivo, os estágios não obrigatórios são estimulados desde o primeiro semestre, o que propicia ao/à acadêmico/a a possibilidade de vivências referentes à realidade profissional durante todo o período acadêmico. Da mesma forma, os estágios obrigatórios (curriculares) possuem significativa importância na formação do futuro profissional, não apenas por permitirem a inserção e o contato qualificado com vivências no mercado de trabalho, mas também por abordarem habilidades e competências profissionais essenciais ao/à futuro/a profissional farmacêutico/a, e por permitirem o direcionamento profissional do/a acadêmico/a, conforme seus anseios.

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução do CONSUNI Nº 66/2004.
Publicado em 17 de dezembro de 2004.

Reconhecimento

Portaria Nº 489, de 08 de julho de 2008.
DOU Nº 130, de 09 de julho de 2008.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 134, de 1º de março de 2018.
DOU Nº 42, de 2 de março de 2018.

Avaliação - MEC

Enade: 4 / CPC: 4. Entenda as notas

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 5 anos (10 períodos)
Unidade: Central - IPA

Mensalidade 1º semestre de 2023 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).