Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Apresentação

Apresentação

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista - IPA foi o primeiro curso localizado na capital do Estado, visando  atender a uma demanda de formação de Fisioterapeutas, com a valorização da profissão e do profissional e a ampliação do campo de trabalho.

Desde sua criação entende que a sua missão no ensino é compartilhar não apenas o saber científico, mas uma cultura que permita ao(à) acadêmico(a) compreender a condição humana, ajudando os indivíduos a viverem de forma mais saudável e com melhor qualidade de vida, favorecendo simultaneamente um modo de pensar aberto e livre.

No decorrer do seu processo formativo, o futuro Fisioterapeuta é instigado a pensar sua atuação guiando-se pelo eixo da integralidade e entendendo como fim a produção de uma cidadania do cuidado, respeitando o indivíduo e sua história e atendendo suas demandas e necessidades. Esta forma de atuar ganha visibilidade nos trabalhos em equipe e nos serviços de saúde através de fóruns de discussão permanente e atualização contínua.

Desde os primeiros semestres do curso, o(a) acadêmico(a) é estimulado(a) a colocar em prática o conhecimento produzido em sala de aula, seja no desenvolvimento de atividades de práticas assistidas, seja através dos estágios supervisionados.

Para uma maior articulação entre a Educação Superior e a Saúde, os estágios supervisionados são realizados em instituições parceiras do Centro Universitário Metodista - IPA. Nestes locais, o(a)s acadêmico(a)s entram em contato com a realidade da sua futura práxis profissional, inserindo-se no contexto do mundo do trabalho, tendo como eixo norteador os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O campo de atuação do Fisioterapeuta é variado, sendo inserido no atendimento público de saúde, hospitais, centros de reabilitação, clínicas privadas, escolas, clubes esportivos, além da área acadêmica e de pesquisa em saúde.

Ciente de sua responsabilidade social e com  a formação do indivíduo, o Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Metodista - IPA mostra-se integrado à comunidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, realizando, constantemente, ações que incentivam a promoção, prevenção e reabilitação em saúde, como também a socialização do conhecimento produzido em suas mais variadas instâncias.

 

Conheça a infraestrutura:

 

ATOS AUTORIZATIVOS

 

Criação do Curso

Decreto Federal nº 84.369/1980.

Publicado em 07 de janeiro de 1980.

 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 524 de 12 de dezembro de 1984.

Diário Oficial de 17/12/1984.

 

Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC nº 819, de 30 de dezembro de 2014.

DOU nº 1, de 2 de janeiro de 2015.


Avaliação - MEC
Enade: 3 / CPC: 3. Entenda as notas

Nº de Vagas Ofertadas: 180 Anuais 

Mensalidades 2019 - clique aqui

Crédito PRAVALER: parcele as suas mensalidades e tenha o dobro do tempo para pagar. Veja como contratar.

IMPORTANTE:
As disciplinas de Estágio Supervisionado em Fisioterapia, curso integral e noite, são realizadas no turno inverso a partir do 6º semestre. As disciplinas teórico-práticas, do turno integral, acontecem no turno de manhã. Os cursos da área da Saúde têm seus Estágios Curriculares Supervisionados realizados em turno diverso ao da oferta das disciplinas curriculares. Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e atividades dos cursos da Unidade Central IPA poderão ocorrer, também, nos endereços da Unidade Central IPA/Americano.