Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Apresentação

Apresentação

por Kesia Ventura última modificação 13/10/2022 18h18

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista - IPA foi o primeiro curso localizado na capital do Estado, visando  atender a uma demanda de formação de Fisioterapeutas, com a valorização da profissão e do profissional e a ampliação do campo de trabalho.

Desde sua criação entende que a sua missão no ensino é compartilhar não apenas o saber científico, mas uma cultura que permita ao(à) acadêmico(a) compreender a condição humana, ajudando os indivíduos a viverem de forma mais saudável e com melhor qualidade de vida, favorecendo simultaneamente um modo de pensar aberto e livre.

No decorrer do seu processo formativo, o futuro Fisioterapeuta é instigado a pensar sua atuação guiando-se pelo eixo da integralidade e entendendo como fim a produção de uma cidadania do cuidado, respeitando o indivíduo e sua história e atendendo suas demandas e necessidades. Esta forma de atuar ganha visibilidade nos trabalhos em equipe e nos serviços de saúde através de fóruns de discussão permanente e atualização contínua.

Desde os primeiros semestres do curso, o(a) acadêmico(a) é estimulado(a) a colocar em prática o conhecimento produzido em sala de aula, seja no desenvolvimento de atividades de práticas assistidas, seja através dos estágios supervisionados.

Para uma maior articulação entre a Educação Superior e a Saúde, os estágios supervisionados são realizados em instituições parceiras do Centro Universitário Metodista - IPA. Nestes locais, o(a)s acadêmico(a)s entram em contato com a realidade da sua futura práxis profissional, inserindo-se no contexto do mundo do trabalho, tendo como eixo norteador os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O campo de atuação do Fisioterapeuta é variado, sendo inserido no atendimento público de saúde, hospitais, centros de reabilitação, clínicas privadas, escolas, clubes esportivos, além da área acadêmica e de pesquisa em saúde.

Ciente de sua responsabilidade social e com  a formação do indivíduo, o Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Metodista - IPA mostra-se integrado à comunidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, realizando, constantemente, ações que incentivam a promoção, prevenção e reabilitação em saúde, como também a socialização do conhecimento produzido em suas mais variadas instâncias.

 

Conheça a infraestrutura:

 

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Decreto Nº 84.369, de 4 janeiro de 1980.
Publicado em 07 de janeiro de 1980.

Reconhecimento

Portaria Nº 524, de 12 de dezembro de 1984.
DOU de 17de dezembro de 1984.

Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 134, de 1º de março de 2018.
DOU Nº 42, de 2 de março de 2018.

Avaliação - MEC

Enade: 3 / CPC: 3. Entenda as notas

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 5 anos (10 períodos)
Unidade: Central - IPA

Mensalidade 1º semestre de 2023 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).