Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Projetos / Projeto Reabilitação Neurofuncional

Projeto Reabilitação Neurofuncional

por kesia última modificação 14/08/2017 15h30

Projeto Reabilitação Neurofuncional inicou suas atividades em maio de 2009, como um Projeto da Extensão, e desde 2012/2, como um Projeto da Graduação.

O Projeto tem como proposta, solidificar-se como referência dentro do Centro Universitário e Instituições parceiras para a realização de atividades educativas e terapêuticas no âmbito da promoção e prevenção à saúde relacionada às disfunções neurofuncionais, promovendo uma efetiva relação de integração dos estudantes com a comunidade.

Este Projeto é coordenado pela Profa. Ms. Simone Nique Peralles  (simone.peralles@ipa.metodista.br) e pela Profa. Ms. Vera Striebel (vera.striebel@ipa.metodista.br), ambas do Curso de Fisioterapia, contando com a participação de dois acadêmicos monitores, além de acadêmicos e docentes voluntários.

As atividades envolvem encontros semanais entre os docentes e alunos e alunas para estudo, discussões dos casos atendidos e aprofundamentos teórico-práticos. Além disso, são realizados atendimentos fisioterapêuticos individuais e em grupos nas Clínicas Integradas do Centro Universitário Metodista IPA e na Piscina do Campus IPA, para crianças, adultos e idosos com seqüelas motoras de diferentes doenças neurológicas.

O Projeto objetiva também fomentar a pesquisa, participando de eventos científicos, divulgando os resultados obtidos nos atendimentos, estimular a educação para saúde, participando de Tendas e Eventos divulgando ações do projeto assim como estratégias preventivas e reabilitacionais à diferentes problemas neurológicos, além de organizar oficinas, cursos, workshops, jornadas que envolvam demandas da Reabilitação Neurofuncional anualmente.