Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Projetos / Projeto Reabilitação Pulmonar Pediátrica

Projeto Reabilitação Pulmonar Pediátrica

por kesia última modificação 14/08/2017 15h28

O Ambulatório de Fisioterapia Respiratória teve início no Hospital da Criança Santo Antônio em 1997 através da realização de um trabalho de conclusão do curso de Fisioterapia. Foi então conhecido por diversas equipes atuantes neste hospital que começaram a encaminhar os pacientes para continuidade do atendimento após a alta hospitalar, desde então, no ambulatório de fisioterapia respiratória são atendidas crianças e adolescentes com doenças respiratórias agudas ou crônicas que necessitam acompanhamento fisioterapêutico ambulatorial.

No ano de 2006 foi iniciado o projeto de extensão intitulado Reabilitação Pulmonar Pediátrica que tem como objetivo acompanhar às crianças e adolescentes com doenças pulmonares crônicas e que, de um modo geral, são atendidas apenas em períodos de reagudização do quadro clínico.

Os pacientes ingressantes no projeto recebem dois atendimentos semanais durante três meses, onde realizam atividades com objetivo de melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório incluindo esteira, ciclo ergômetro, mini trampolim e reforço muscular. Os pais e as crianças recebem orientações sobre o manejo domiciliar e são acompanhadas por uma equipe interdisciplinar.

 Atualmente o projeto conta com a orientação da Profª MSc Michelle Hagi Frantzeski (michele.frantzeski@ipa.metodista.br), de uma aluna bolsista e acadêmicos voluntários que além dos atendimentos,  participam de encontros semanais para discussão de casos, artigos científicos e elaboração de trabalhos científicos. Os acadêmicos envolvidos elaboram atividades de divulgação do projeto, ações em promoção de saúde, palestras para os pais, bem como a participação em eventos com a apresentação de trabalhos que mostram os resultados obtidos.