Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Projetos Institucionais / PRÓ/PET-Saúde

PRÓ/PET-Saúde

por fernando.zancope — última modificação 11/10/2016 14h46

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, têm como pressupostos a integração ensino-gestão-serviço-comunidade, visando à reorientação da formação profissional e a educação pelo trabalho através de grupos de aprendizado tutorial em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde. Desse modo visa assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica e no fortalecimento das redes de atenção à saúde, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem, de prestação de serviços à população e a transformação da rede municipal de saúde numa efetiva rede escola.

O Programa PET-Saúde disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do PRÓ-Saúde. Atualmente fazem parte dos projetos 05 tutores,  56 acadêmicos bolsistas envolvendo os cursos de  Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social e 34 preceptores de diferentes serviços de saúde e da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS).

O IPA participa de três modalidades de projetos PRÓ/PET-Saúde: PRÓ/PET-Saúde; PET-Vigilância em Saúde e PET-Saúde Redes de Atenção à Saúde.

Site oficial do Pró-Saúde:
http://www.prosaude.org

Site oficial do PET-Saúde:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1597