Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Cursos de Comunicação do IPA realizam cobertura para Instituto do Câncer Infantil em ação com jogadores de futebol

por aline.tyska última modificação 17/02/2020 14h08

Já imaginou passear de limusine pelas ruas de Porto Alegre na companhia de dois jogadores da dupla Gre-nal? Oito crianças do Instituto do Câncer Infantil (ICI) viveram esse momento em uma ação promovida pela entidade para o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância, que é comemorado em 15 de fevereiro. Os cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista IPA, através da agência experimental Multiverso, ficaram com a responsabilidade de realizar a cobertura do passeio e produzir conteúdo para a organização.

O material produzido pela equipe de técnicos e estudantes será veiculado junto aos canais institucionais e redes sociais do ICI. Serão feitos vídeo, fotos e textos que servirão para a conscientização do diagnóstico precoce e da luta contra o câncer infanto-juvenil.

De acordo com a Profa. Dra. Valéria Deluca, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo do IPA, esta é apenas uma das ações que os cursos de Comunicação irão participar junto ao ICI neste ano. A parceria da universidade com a instituição teve início em 2018.

“Vamos ampliar nossa presença nas atividades promovidas pelo Instituto. É da natureza promover junto aos nossos estudantes a importância do voluntariado e de apoiar organizações sérias que trabalham em prol da saúde do bem estar social. Ficamos horados de ter a oportunidade de participar fazendo a cobertura de uma atividade como esta”, avaliou.

O passeio

As crianças e adolescentes percorreram diversas ruas da capital no carro de luxo com os jogadores Everton Cebolinha, do Grêmio, e Rodinei, do Inter. Durante o trajeto, o carro chamou a atenção das pessoas, que tiravam fotos e olhavam curiosas. Dentro da limusine, os pequenos festejavam o passeio, com refrigerantes, salgadinhos e chocolates. Davi, Cristiano, Matheus, Kathleen, Renan, Helena, Pietra e Aysla cantaram, divertiram-se e aproveitaram a presença dos atletas, que abraçaram a causa e alegraram os pacientes. Os jogadores também entregaram presentes dos times para as crianças.

Para os pacientes, o passeio foi uma oportunidade de conhecer os jogadores e mudar um pouco a rotina. Os pequenos Davi, 6 anos, e Helena, 3 anos, eram os mais entusiasmados e aproveitaram ao máximo. “Foi muito legal. Eu gostei do lanche, dos presentes, dos jogadores. Foi divertido”, contou Davi.

Para Matheus, 17 anos, o passeio foi especial. “Foi muito empolgante poder aproveitar com os nossos ídolos e ainda andar de limousine”, comentou. Kathleen, 16 anos, também se divertiu. “Eu achei muito legal, foi uma coisa muito diferente do nosso dia a dia. Tirar fotos, que eu adoro, e conhecer os jogadores. Eu espero que outras crianças tenham essa oportunidade”.

A atividade foi a forma do ICI promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Fernanda Furtado, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, esclarece que a ideia é alertar a sociedade sobre a data de luta contra o câncer na infância de uma maneira atrativa. “A gente queria fazer algo mais leve, para as crianças se divertirem e que mostrasse pra sociedade o quanto é importante o diagnóstico precoce. A ideia da ação foi trazer um momento de descontração, mas falar de uma coisa muito séria”, ressaltou a gestora.

Além de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce, essas atividades beneficiam o tratamento dos pacientes. “É cientificamente comprovado, quando eles têm uma ação que gera essa felicidade, essa alegria, isso reflete no tratamento. Por isso, estamos sempre tentando fazer alguma coisa para que eles saiam da rotina”, explicou Fernanda.

Isso pode ser comprovado no olhar de cada um dos pacientes participantes. Quem deixou isso mais claro durante o passeio foi o pequeno Davi, quando exclamou, em um momento de empolgação: “Essa vida é muito boa!”.

Diagnóstico precoce

Os sintomas do câncer infanto-juvenil podem ser difíceis de identificar. Por isso, é importante estar atento a cada detalhe na criança, possibilitando um  diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura.

Principais sintomas:
• Cansaço e palidez
• Dores de cabeça e vômitos
• Perda significativa de peso
• Caroços no corpo
• Febre prolongada sem causa aparente
• Sangramento do nariz ou gengiva
• Dores nos ossos
• Manchas roxas na pele ou sangramentos
• Aumento de tamanho da barriga
• Reflexo branco nas pupilas
• Diminuição da visão ou perda de equilíbrio
• Dor generalizada sem causa aparente

Para mais informações, acesse reparenodetalhe.com e ici.ong .

Texto de Juliane Lucca / Multiverso IPA

registrado em: ,