Você está aqui: Página Inicial / Música

O Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA) surgiu como um reflexo da política da entidade de formação em licenciaturas. Dessa forma, todas as áreas de conhecimento são atendidas dentro de uma perspectiva de formação humanista que caracteriza a Instituição.

A Música vem a contribuir e complementar essa formação no sentido de proporcionar ao (à) discente ferramentas que lhe propiciem condições para criar, executar, analisar e apreciar criticamente os diversos discursos musicais e extramusicais. Sendo a educação musical um campo de estudo que dialoga constantemente também com as outras áreas do conhecimento, o curso foi concebido considerando-se aspectos filosóficos, históricos, psicológicos, sociológicos, musicológicos e pedagógicos da música.

O egresso do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA) estará habilitado a atuar como professor de Música na Educação Básica e também em outros espaços de educação musical não escolar, estando apto a desenvolver projetos artísticos como oficineiro(a) de musicalização;  trabalhar em ONGs vinculadas a projetos de Música e Cultura; atuar como docente no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA); tornar-se consultor e/ou empreendedor de projetos interdisciplinares e pesquisador na área de Educação Musical e Música, dentre outros.

O curso tem como Projeto de Extensão o projeto Educação Musical em Instituições Conveniadas, participa do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES, e oferece como atividades musicais no contra-turno a Orquestra do IPA, o Vocal Tecantô, o Grupo de Flautas, e oficina de técnica vocal. 

Dentro do calendário de eventos do curso, ocorre o Projeto Fim de Tarde com Música, que consistem em apresentações musicais com a participação dos alunos e professores, na última quarta-feira de cada mês, às 18h, no Auditório do CDL. Além deste, o curso ainda produz uma apresentação musical de grande porte a cada semestre com a participação de alunos e professores do curso.

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução CONSUNI nº 99/2005.
Publicado em 17/01/2005. 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 61 de 21 de janeiro de 2008.
DOU nº 16 de 23 de janeiro de 2008. 

Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC nº 286 de 21 de dezembro de 2012.
DOU nº 249 de 27 de dezembro de 2012 

Nº de Vagas Ofertadas: 120 Anuais

 

MENSALIDADES para ingressantes em 2017: clique aqui

MENSALIDADES para veteranos em 2017: clique aqui

 

Crédito PRAVALER: parcele as suas mensalidades e tenha o dobro do tempo para pagar. Veja como contratar.