Você está aqui: Página Inicial / Música


O Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA) surgiu como um reflexo da política da entidade de formação em licenciaturas. Dessa forma, todas as áreas de conhecimento são atendidas dentro de uma perspectiva de formação humanista que caracteriza a Instituição.

A Música vem a contribuir e complementar essa formação no sentido de proporcionar ao (à) discente ferramentas que lhe propiciem condições para criar, executar, analisar e apreciar criticamente os diversos discursos musicais e extramusicais. Sendo a educação musical um campo de estudo que dialoga constantemente também com as outras áreas do conhecimento, o curso foi concebido considerando-se aspectos filosóficos, históricos, psicológicos, sociológicos, musicológicos e pedagógicos da música.

O egresso do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA) estará habilitado a atuar como professor de Música na Educação Básica e também em outros espaços de educação musical não escolar, estando apto a desenvolver projetos artísticos como oficineiro(a) de musicalização;  trabalhar em ONGs vinculadas a projetos de Música e Cultura; atuar como docente no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA); tornar-se consultor e/ou empreendedor de projetos interdisciplinares e pesquisador na área de Educação Musical e Música, dentre outros.

O curso tem como Projeto de Extensão o projeto Educação Musical em Instituições Conveniadas, participa do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - CAPES, e oferece como atividades musicais no contra-turno a Orquestra do IPA, o Vocal Tecantô, o Grupo de Flautas, e oficina de técnica vocal. 

Dentro do calendário de eventos do curso, ocorre o Projeto Fim de Tarde com Música, que consistem em apresentações musicais com a participação dos alunos e professores, na última quarta-feira de cada mês, às 18h, no Auditório do CDL. Além deste, o curso ainda produz uma apresentação musical de grande porte a cada semestre com a participação de alunos e professores do curso.

Conheça a infraestrutura:

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução CONSUNI Nº 99/2005.
Publicado em 17 de janeiro de 2005.

Reconhecimento

Portaria Nº 61, de 21 de janeiro de 2008.
DOU Nº 16, de 23 de janeiro de 2008.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 914, de 27 de dezembro de 2018.
DOU Nº 249, de 28 de dezembro de 2018.

Avaliação

Enade: 4 / CPC: 3

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Licenciatura
Turno: Noite
Duração do curso: 4 anos (8 períodos)
Unidade: Central - IPA

Mensalidade 2º semestre de 2020 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).