Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Setembro / Cursos de Saúde do IPA têm excelente desempenho no Enade 2016

Cursos de Saúde do IPA têm excelente desempenho no Enade 2016

por raissa.ferreira última modificação 06/09/2017 16h53
Serviço Social conquistou nota máxima pela segunda vez

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016, realizado com alunos dos cursos da área de Saúde. As graduações do Centro Universitário Metodista IPA apresentaram ótimo desempenho. O curso de Serviço Social tirou 5, nota máxima na avaliação, e a graduação em Farmácia também ficou em destaque com nota 4.

Outras graduações que apresentaram bom desempenho foram Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Biomedicina, Educação Física com nota 3. A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, com conceito de 1 a 5. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.

Os cursos são avaliados de acordo com o Ciclo Avaliativo do Enade, em 2016 foram considerados os cursos de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, para bacharelados e licenciaturas, e Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, para cursos tecnológicos.

Nota máxima

Essa é a segunda vez consecutiva que o curso de Serviço Social do IPA conquista nota máxima no Enade. Ativo desde 2005, o curso possui uma matriz curricular que oferece como fundamento central no pressuposto da indissociabilidade entre concepção e ação. Em atualização constante, a graduação envolve os estudantes em projetos de extensão que aliam teoria e prática, com vista em uma formação cidadã. “A nota reflete o esforço conjunto entre docentes, discentes e profissionais de campos de prática, na formação ética, qualificada e competente”, diz Flavia Maria Lacerda Felippe, coordenadora da graduação.

“É um curso que se propõe a formar profissionais qualificados e protagonistas de uma nova sociedade. Essa proposta constitui-se em um desafio diante da complexa realidade para a formação de um/a profissional: requer a formação de um novo ser humano, capaz de redescobrir a importância da convivência solidária, expressa na capacidade de reconhecer no outro um igual e na natureza uma força que não precisa ser dominada, mas sim canalizada para uma relação de complementaridade”, declara.

A docente chama a atenção ao fato de que as mudanças que acontecem na sociedade atualmente aumentam a necessidade de profissionais de Serviço Social capacitados. “O curso apresenta como objetivo concretizar o compromisso social da academia através da formação de um/a profissional cidadão/ã competente com mentalidade empreendedora através de práticas emancipatórias visando à construção de uma sociedade mais solidária com vistas a realizar uma intervenção social qualificada e alicerçada em pressupostos éticos e humanos”.

Trabalho a longo prazo

O curso de Farmácia conquistou nota 4 no Enade, motivo de orgulho para os estudantes e docentes da graduação. "Essa nota reflete o engajamento de todos e nos motiva a dar continuidade e melhorar ainda mais o trabalho realizado. Este é o resultado de um trabalho em equipe de longo prazo, merecendo destaque o apoio que a Instituição dá ao curso, tanto nos recursos pedagógicos como possibilitando a realização de eventos científicos, como a Semana do Farmacêutico que ocorrerá nas dependências do IPA, a um projeto político-pedagógico bem estruturado, um corpo docente engajado, qualificado e esforçado, uma Coordenação participativa nas questões relacionadas a profissão farmacêutica e, principalmente, aos alunos comprometidos e conscientes da importância do esforço coletivo para qualificar sua formação", explica Rober Rosso, coordenador do curso.

O projeto de construção dos cursos do IPA é feito juntamente aos alunos das graduações e se mantém em constante atualização e desenvolvimento. "Queremos aumentar a nota nas avaliações institucionais, dar continuidade e inovar as práticas de ensino de uma forma ágil de acordo com a necessidade dos alunos e da sociedade, estimular a qualificação do corpo docente, além de ampliar a participação dos alunos nas atividades de pesquisa, estágios e projetos de extensão para que eles continuem com esta formação humanista, crítica e reflexiva que são os alicerces da formação Metodista", completa.

CPC e IGC

Em novembro, o governo federal divulgará também os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Confira as notas de todos os cursos avaliados no Enade 2016:

Curso Conceito Enade
Fisioterapia 3