Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Pesquisa / Editora / Catálogo / Ensino médio: políticas e práticas

Ensino médio: políticas e práticas

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h09

Organizadores: Jose Clovis de Azevedo
                       Jonas Tarcísio Reis

Ano 1 ed. 2016
Nº de páginas: 168
ISBN 978-85-99738-51-1

Esta obra é mais uma importante contribuição, não só ao debate, mas à construção de novas práticas no Ensino Médio. Se, do ponto de vista, ontológico, as possibilidades de enfrentamento pela escola são limitados pela especificidades de suas práticas, uma vez que esse movimento só se dará pela ação coletiva das organizações dos trabalhadores, do ponto de vista epistemológico há possibilidades reais de avanço, pela implementação de processos educativos que se pautem pela relação entre parte e totalidade, teoria me prática, discipli9nariedade e interdisciplinariedade, lógica e história, com base na concepção de conhecimento que define como a recriação do pensamento, da realidade, pela ação humana. Contudo, continua necessário o exercício da crítica radical ao regime de acumulação0 flexível e à sua ideologia – as categorias da pós-modernidade referentes ao conhecimento, à história, à linguagem, ao poder, ao trabalho à cultura e à economia. E, claro, a necessária revisão dos projetos de formação de docentes nas universidades, nas escolas e nos espaços de organização coletiva.

Acacia Zeneida Kuenzer