Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Pesquisa / Editora / Catálogo

Catálogo

por thiago.tamosauskas — última modificação 28/06/2019 11h20

Ações inclusivas na academia: professores universitários com deficiência

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h02

 

Organizadores: Edgar Zanini Timm
                               Norberto da Cunha Garin
Autora: Mariana Pinkoski de Souza                                                           

Ano: 1 ed. 2016
Nº de páginas: 96
ISBN 978-85-99738-53-5

Mesmo mostrando que no plano normativo já existe no Brasil uma série de leis e diretrizes que dão suporte para os processos de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o livro procurou ir além, propondo também uma reflexão que valorize elementos concretos da realidade vivenciada pelos diferentes sujeitos da pesquisa no exercício diário de sua profissão. Desse modo, ao procurar conhecer, compreender e repensar como se configuram essas relações, nesse contexto especifico de trabalho, que é ao mesmo tempo um espaço de formação e de produção de conhecimento, a pesquisadora nos ajuda, com pistas deixadas pelos resultados da sua pesquisa, a preencher uma das lacunas existentes no processo de inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade.
Prof.Ms. Carlos Henrique Ramos Soares

 

Antigos e novos paradigmas: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h03

Organizadores: Clemildo Anacleto da Silva,
Claiton Prinzo Borges, Jorge Luiz Ayres Gonzaga,                             
João Paulo Rodrigues Aço, Luciene Maldonado,           
Marilene Santos da Silva, Priscila Vieira Bastos.       

Ano: 1 ed. 2016
Nº de páginas: 184                                                             
ISBN 978-85-99738-54-2    


Neste livro propomos uma discussão que parte do pressuposto de que é possível interpretar a realidade a partir de vários ângulos, levando em consideração, por exemplo, o conhecimento religioso e a espiritualidade, a interpretação sob a ótica da cultura afro-brasileira, a ideia de inclusão e o argumento que enxerga na interdisciplinaridade um instrumento fundamental de análise da realidade. É a esse conjunto de ideias ou visão que o livro chama de novos e antigos paradigmas. O debate a respeito de novos paradigmas é fundamental para traçarmos uma visão crítica a respeito da produção do conhecimento. O livro pretende demonstrar que o conhecimento produzido a partir de um paradigma ocidental, muitas vezes, não abre espaço para conhecer e debater temas que são fundamentais aos povos da América Latina e, mais especificamente, do Brasil. Nesse sentido, o livro se propõe também a contribuir com o debate acerca da descolonização do pensamento. É necessário produzirmos novos conhecimentos com paradigmas que oferecem respostas às necessidades que fazem parte de outras conjunturas que estão fora do contexto Europeu. Assim, acreditamos que os textos abordados neste livro possam contribuir de forma positiva nessa discussão.

 

 

Guia prático de preparação física para o futebol sub-17 e sub-20: como fazer quando não se tem como fazer

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h08

Organizadores: Maristela Padilha de Souza
                       Ricardo Pavani
Autor: Rafael Delavi

Ano: 1 ed. 2016
Nº de páginas: 152
ISBN 978-85-99738-49-8

Este livro visa fornecer suporte aos inúmeros profissionais de educação física pelo Brasil que atuam na preparação física de jogadores de futebol e que estão fora dos grandes centros futebolísticos nacionais. Sabiamente esses profissionais não contam com abundância de materiais e nem com a infraestrutura ideal para o desenvolvimento dos seus trabalhos. O Guia Prático de Preparação Física apresenta uma vasta coletânea de exercícios, bem como, exemplos de sessões de treino nos diferentes períodos da temporada. Porém a grande “sacada” do livro está na apresentação de materiais adaptados de apoio e de espaços alternativos para a realização dos treinos. Estou certo de que este livro prestará grande auxilio ao trabalho dos inúmeros leitores, preparadores físicos de futebol, pois foi concebido de forma clara e objetiva, sendo suas informações diretamente aplicáveis em diferentes contextos.

Cléber Brum de Sá

 

Epigenética aplicada à saúde e à doença: princípios fundamentais baseados em evidências atuais

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h08

Organizadoras: Viviane Rostirola Elsner
                               Ionara Rodrigues Siqueira

Ano 1ª ed. 2016
Nº de páginas: 136
ISBN 978-85-99738-48-1

Em pouco mais de uma década as ciências biomédicas testemunharam o desenvolvimento de uma instigante área de pesquisa, a epigenética. Definida como o estudo da variação de traços fenotípicos pela ação de fatores externos ou ambientais que afetam a expressão gênica de modo reversível, a epigenética vem contribuindo para o entendimento de patologias complexas. Este livro apresenta uma introdução à epigenética e descreve avanços em áreas que abrangem efeitos da dieta e do exercícios, bem como evidências de fenômenos epigenéticos em patologias respiratórias, neurodegenerativas, transtornos mentais e obesidade. Assim, a epigenética permite antever seu grande potencial de desenvolvimento cientifico e de novas ferramentas terapêuticas.

 

Espécies bioindicadoras: impacto e qualidade ambiental

por agata pamplona última modificação 19/09/2019 13h24

Organizadores:
                       Marcello Ávila Mascarenhas
                       Alessandra Peres

Ano 1ª ed. 2016
Nº de páginas: 141
ISBN 978-85-99738-46-7

O tema do livro são os bioindicadores que podem ser definidos como determinadas espécies ou comunidades, que, por sua presença ou por suas respostas biológicas, fornecem subsídios sobre as características físicas e ou químicas de um ecossistema. Iniciando com uma introdução dos conceitos relevantes sobre bioindicadores, indicadores biológicos e impacto ambiental. Sendo que os capítulos posteriores foram-se nas espécies bioindicadores e seus ecossistemas, e como estes podem ser utilizados como ferramenta de avaliação e monitoramento ambiental. Esta obra consolida o nosso Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento urbano e alterações biológicas. Desta forma pretendemos motivar novos profissionais que estejam iniciando na área de eco toxicologia e queiram utilizar os indicadores biológicos em suas análises, bem como atualizar os pesquisadores profissionais que estejam atuando ou lecionando nesta área.

 

Ensino médio: políticas e práticas

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h09

Organizadores: Jose Clovis de Azevedo
                       Jonas Tarcísio Reis

Ano 1 ed. 2016
Nº de páginas: 168
ISBN 978-85-99738-51-1

 

Esta obra é mais uma importante contribuição, não só ao debate, mas à construção de novas práticas no Ensino Médio. Se, do ponto de vista, ontológico, as possibilidades de enfrentamento pela escola são limitados pela especificidades de suas práticas, uma vez que esse movimento só se dará pela ação coletiva das organizações dos trabalhadores, do ponto de vista epistemológico há possibilidades reais de avanço, pela implementação de processos educativos que se pautem pela relação entre parte e totalidade, teoria me prática, discipli9nariedade e interdisciplinariedade, lógica e história, com base na concepção de conhecimento que define como a recriação do pensamento, da realidade, pela ação humana. Contudo, continua necessário o exercício da crítica radical ao regime de acumulação0 flexível e à sua ideologia – as categorias da pós-modernidade referentes ao conhecimento, à história, à linguagem, ao poder, ao trabalho à cultura e à economia. E, claro, a necessária revisão dos projetos de formação de docentes nas universidades, nas escolas e nos espaços de organização coletiva.

Acacia Zeneida Kuenzer

 

 

 

Curso de Administração do IPA: 15 anos de história

por agata pamplona última modificação 14/03/2017 11h31

Organizadores: Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund
                       Roberto Godoy Nogueira

Ano 1ª ed. 2016
Nº de páginas: 148
ISBN 978-85-99738-45-0

Este livro é uma obra coletiva, feita por professores, egressos e estudantes de nossa instituição. Sua elaboração vem de um esforço de pesquisa e de coragem de reunir elementos para contar uma história jovem, mas repleta de transformações próprias do objeto de estudo da Administração frente as mudanças na sociedade. Os 15 anos do Curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA foram construídos pela participação de professores e egressos que se engajaram nas atividades propostas ao lo0ngo desses anos. A reflexão dos organizadores permite constatar a qualidade e cuidado ao longo da trajetória, formando profissionais éticos, humanos e voltados para uma sociedade mais inclusiva.

 

 

Educação física inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte

por agata pamplona última modificação 14/03/2017 11h28

Organizadores: Cristina Panziera
                       Luciane Cabral de Fraga
                       Nathan Ono de Carvalho

Ano 1 ed. 2016
Nº de páginas: 248
ISBN 978-85-99738-47-4

A edição do segundo volume da obra Educação Física Inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte representa a consolidação do Grupo de Estudos Washington Gutierrez – GEWG, como uma importante referência dentro do Centro Universitário Metodista IPA e no meio da Educação Física com relação à reflexão acerca da temática Inclusão Social através do esporte e das atividades físicas.A obra ganha em relevância e reconhecimento com a participação de pesquisadores e profissionais de outras Instituições como URI, IFRS, PMPA e Universidade Estácio de Sá, que disponibilizam seus estudos e conhecimentos enriquecendo-a.Neste contexto, são abordados diferentes temas como a Formação Profissional no Campo do Paradesporto, A Capoeira como estratégia de inclusão em aulas de Educação Física, o uso de Tecnologias Adaptadas na Esgrima em Cadeiras de Rodas, entre outros.Acredita-se que tais temáticas possibilitem a condição de problematização, pelos leitores, acerca de questões relevantes ao contexto das políticas e ações estratégicas que permitam a promoção de uma transformação social através de pilares como a liberdade, igualdade, o desenvolvimento educacional e a cidadania refletindo os princípios que possibilitem a redução de um quadro de desigualdades.

 

Manual prático para alfabetização de surdos

por agata pamplona última modificação 19/09/2019 16h23

Organizadores:
                       Ricardo Pavani
Autora: Lucimara Chaves

Ano 1ª ed. 2016
Nº de páginas: 152
ISBN 978-85-99738-52-8

 

A origem da representação da Língua Brasileira de Sinais, segundo Salles, Faulstich, Carvalho e Ramos (2004) é iniciada no Brasil com a chegada do francês Ernest Huet, em 1885 no Rio de Janeiro, o qual organizou a Escola de Surdos. A partir desse momento surgiam diversas escolas para a educação de surdos pelo país que implementarem e difundiram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A libras foi oficializada no Brasil no ano de 2002, reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.435, de 24 de abril de 2002. A Libras é uma língua gestual utilizada pela maioria dos surdos, surdos x ouvintes, para se comunicar. Possui estrutura própria, sua representação gráfica se dá de forma simbólica. Os sinais surgem da combinação de configurações de mãos, movimentos, pontos de articulações, orientações de mãos e expressões não manuais que transmitem os sentimentos para os surdos através da expressão facial do interpretador ouvinte. Os desenhos elaborados para a produção deste manual são baseados na visualização da Libras para criar algo passível de ser percebido pela vista, compreendidos por surdos, ouvintes e consequentemente memorizados para sua reprodução. Mesmo, atualmente, com diversas conquistas para o uso e reprodução da Libras não são todos os surdos que tem acesso a sua língua materna com a intenção de promover a aquisição da Língua Brasileira de Sinais. Este manual deseja proporcionar aos surdos, ouvintes e comunidade em geral a apropriação básica da linguagem, para que através dessa língua os surdos consigam mostrar sua capacidade e alavancar seu desenvolvimento no meio social.

 

 

Curso de Ciências Contábeis do IPA: uma década de história

por agata pamplona última modificação 08/03/2017 11h35

Organizadores: Neusa Monser
                       Laurise Pugues
                      José Schwartzhaupt
                      Maurício Trindade

Ano 1ª ed. 2015
Nº de páginas: 215
ISBN 978-85-99738-44-3

A obra foi idealizada pelos professores do Curso de Ciências Contábeis como uma forma de registrar e comemorar os 10 anos de existência do curso.

 

 

Extensão universitária: práticas na educação em saúde

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h20

Organizadora: Lucila Ludmila Paula Gutierrez

Ano: 1º ed. 2015
Nº de páginas: 256
ISBN 978-85-99738-36

 

A extensão universitária é atividade indissociável do ensino e da pesquisa, possuindo papel educacional fundamental por permitir a troca de conhecimentos gerados na sala de aula com os saberes da comunidade. Esta obra visa contribuir à aprendizagem e alavancagem da criatividade de estudantes, professores e profissionais da saúde, contemplando ações extensionistas em sua aplicação na vivência diária educacional.

 

Laboratório: aprender com questões interessantes

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h23

Organizadores: Marcello Ávila Mascarenhas
                       Carmen Pilla

Nº da edição: 1ª ed. 2015
Nº de páginas: 148
ISBN 978-85-99738-39-9

O livro apresenta, de maneira clara e objetiva, questões relevantes ao laboratório clínico, na forma de perguntas e respostas, de casos clínicos, em diferentes áreas relacionadas à prática laboratorial. O objetivo é facilitar para o profissional da saúde um meio rápido e fácil de consulta.

 

Evento cardíaco e espiritualidade: perspectivas de relações

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h24

Autores: Diógenes Antônio Fogaça
              Edgar Zanini Timm
              Norberto da Cunha Garin
             Jerri Luiz Ribeiro

Ano: 1ª ed. 2015
Nº de páginas: 126
ISBN: 978-85-99738-42-9

A ciência e a literatura têm demonstrado o quanto os distúrbios que acometem o corpo não se constituem meramente como expressões exteriores. Contrariamente ao que se pode constatar, revelam não apenas a real condição da pessoa, como também seus desejos, necessidades, repressões e suplantações, sinalizando o que a alma deseja ou necessita.

 

Manual de tecnologia assistiva para a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral espástica

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h40

Autora: Carolina Py de Castro

Organizadores: Jose Clovis de Azevedo
                       Ricardo Moraes Pavani

Ano: 1ª ed. 2015
Nº de páginas: 71
ISBN: 978-85-99738-35-1

O Manual de Tecnologia Assistiva para a Inclusão Escolar de Crianças com Paralisia Cerebral Espástica visa diminuir uma lacuna na produção de conhecimento, oferecendo informações relevantes sobre crianças com paralisia cerebral espástica e recursos que possam ser facilmente confeccionados e utilizados na rotina escolar e domiciliar, tendo o foco na independência e aumento da funcionalidade motora.

 

Educação física inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h25

Organizadores: Dione Wagner
                             Lia T. Hoffmann
                             Nathan Ono de Carvalho

Ano: 1ª dição 2015
Nº de páginas: 175
ISBN - 978-85-99738-34-4

A edição do segundo volume da obra Educação Física Inclusiva: diferentes olhares sobra a inlcusão através da educação física e do esporte representa a consolidação do Grupo de Estudos Washigton Gutierrez - GEWG, como uma importante referência dentro do Centro Universitário Metodista e no meio da Educação Física com relação à reflexão acerca da temática Inclusão Social através do esporte e das atividades físicas. Neste contexto, são abordados diferentes temas como Formação Profissional no Campo do Pardesporto, a Capoeira como estratégia de inclusão em aulas de Educação Física, o uso de Tecnologias Adaptadas na Esgrima em Cadeiras de Rodas, entre outros.

 

Experiências interdisciplinares no ensino superior

por agata pamplona última modificação 19/09/2019 13h44

Organizadores: Marcello Ávila Mascarenhas
                          Alessandra Peres
                     

 

ISBN: 978-85-99738-38-2
Ano: 1ª ed. 2015
Nº de páginas: 66

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista - IPA utilizaram o espaço em que se dialoga, se ensina e se aprende para construir propostas interdisciplinares de educação, que serviram para problematizar, ilustrar e assim elaborar uma contextualização da prática de ensino na área da saúde.

 

Educação ambiental: ações e práticas extensionistas no ensino superior

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h26

Organizadora: Aline Beatriz Pacheco Carvalho

ISBN: 978-85-99738-40-5
Edição: 1ª - 2015
Nº de páginas: 55

Nesta obra o leitor poderá entrar em contato com a descrição de algumas atividades realizadas a partir de experiências docentes no ensino superior; Todas as atividades foram relatadas a aprtir das vivências e segundo a interpretação de cada um dos autores envolvidos. Tratam-se de ações educacionais que abordaram temáticas diversas das Ciências e da Biologia.

 

Observações de jornalista

por agata pamplona última modificação 01/03/2017 17h22

Autor: Gabriel Bocorny Guidotti
Organizador: Fábio Berti

ISBN: 978-85-99738-37-5
Edição: 1ª - 2015
Nº de páginas: 92

Os cotidianos da mídia debatidos de forma construtiva e otimista. O autor reúne alguns de seus artigos publicados no Observatório da Imprensa, um dos principais portais de debates em comunicação do Brasil. A obra estimula o gosto pelos estudos em comunicação e incentiva alunos, professores, pesquisadores, a assumirem uma postura crítica sobre a realidade brasileira e mundial.

 

 

 

Desafios ético-educacionais à emancipação humana: os valores éticos e o exercício da prática cidadã

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h46

Organizador: Clemildo Anacleto da Silva
                           

ISBN: 978-85-99738-28-3
Edição: 1ª - 2014
Nº de páginas: 117

Este livro trata da discussão e reflexão sobre a educação como instrumento pedagógico que contribui na construção da autonomia dos indivíduos. A partir do contexto de contradições da sociedade capitalista, indaga a respeito de como os valores éticos trabalhados na escola podem contribuir para a emancipação humana frente aos imperativos do capital.

 

Educação física inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h47

Organizadores: Leandro da Silva Vargas
                            João Francisco Pereira Neto
            

ISBN: 978-85-99738-26-9
Edição: 1ª - 2014
Nº de páginas: 176

A obra apresenta abordagens que contemplam o Futebol de Cinco para cegos, a Dança, o Voleibol, o Futebol, o Tênis, a Esgrima Paralímpica e as Atividades Aquáticas, influenciando na produção de uma maior autonomia, na superação de adversidades, impulsionando a ascensão social, entre outras questões que podem ser determiannetes para a promoção da inclusão social.

 

Questões de fisiologia aplicadas ao cotidiano

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h47

Autora: Lucila Ludmila Paula Gutierrez

ISBN: 978-85-99738-31-3
Edição: 1ª - 2014
Nº de páginas:136

O livro foi pensado e elaborado para ser mais um importante instrumento de aprendizado para estudantes, professores de Fisiologia e demais profissionais da Área da Saúde, uma vez que contempla a Fisiologia em sua aplicação na vivência diária de modo bem humorado e com linguagem coloquial, facilitando o entendimento sobre a temática.

 

Guia prático de treinamento funcional para esgrima

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h48

Organizadora: Maristela Padilha de Souza

Autores: Ricardo Pavani
             Alexandre Greco
                      

ISBN: 978-85-99738-30-6
Edição: 1ª - 2014
Nº de páginas: 78

Este guia foi especialmente produzido para os profissionais de educação física, preparadores físicos e treinadores de esgrima e demais modalidades esportivas, a fim de ampliar a bagagem de conhecimento sobre o tema treinamento funcional.

 

Práticas docentes em ciências biológicas, meio ambiente e saúde

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h49

Organizadoras: Aline Beatriz Pacheco Carvalho
                          Valesca Veiga Cardoso

 

ISBN: 978-85-99738-27-6
Edição: 1ª - 2014
Nº de páginas: 63

Este guia foi especialmente produizido para os profissionais de educação física, preparadores físicos e treinadores de esgrima e demais modalidades esportivas, a fim de ampliar a bagagem de conhecimento sobre o tema treinamento funcional.

 

Caminhos da educação inclusiva: práticas, princípios e desafios

por agata pamplona última modificação 01/03/2017 17h35

Organizadores: Marlene Canarim Danesi
                            Edgar Zanini Timm

ISBN: 978-85-99738-24-5
Categoria: Educação
Edição: 1ª - 2013
Nº de páginas: 166

Este livro reúne experiências diversificadas e bem-sucedidas, realizadas na cidade de Porto Alegre, RS, direcionadas à Educação Inclusiva no Colégio Americano e no Centro Universitário Metodista - IPA, e tem como objetivo oferecer aos professores, pais, alunos e serviços de apoio informações sobre práticas de Educação Inclusiva desde o ensino fundamental até o ensino superior. Além de descrever o trabalho realizado, inclui depoimentos de pais, alunos, intérpretes de língua de sinais, funcionários, professores com deficiências, e depoimentos dos próprios organizadores, de ex-reitores e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Coedição: EDIPUCRS

 

 

Memórias memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida

por agata pamplona última modificação 01/03/2017 17h36

Organizadora: Maria Helena Menna Barreto Abrahão

ISBN: 978-85-99738-25-2
Categoria: Educação
Edição: 1ª -2013
Nº de páginas: 336

Este livro é o quarto livro da série Destacados Educadores  Sul-rio-grandenses, contendo a História de Vida de mais 12 educadores que fizeram a história da educação no Estado do Rio Grande do Sul. Essas Histórias de Vida são construídas no âmbito do Grupo de Pesquisa (GP) Profissionalização Docente e Identidade - CNPq/PUCRS. Coedição: EDIPUCRS.

 

 

Diversidade na educação, respeito e inclusão: valores éticos e comportamentos pró-sociais

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h50

Autores: Clemildo Anacleto da Silva
                Manuel Alfonso Diaz Muñoz

ISBN: 978-85-99738-20-7
Categoria: Educação
Edição: 1ª - 2012
Nº de páginas: 127

Neste livro analisam-se os fundamentos que levam a acreditar que a escola pode ser um lugar privilegiado para promoção de valores éticos. Debate-se a tese de que a reflexão ética na escola poderá se constituir numa grande aliada no combate à violência, à discriminação e à intolerância. Apresenta-se uma metodologia na qual é possível educar para a paz em nossas escolas, aumentar os comportamentos pró-sociais e diminuir os comportamentos violentos por meio de programas de intervenção psicopedagógica específicos e de fácil implementação. Coedição: EDIPUCRS.

 

 

Cinesiologia: guia prático para estudantes

por agata pamplona última modificação 01/03/2017 17h42

Autores: Clarice Rocha
                Cíntia Stocchero
                Marcelo Sant'Anna

ISBN: 978-85-99738-18-4
Edição: 1ª - 2012
Categoria: Cinesiologia
Nº de páginas: 80

Em Cinesiologia - Guia Prático para Estudantes os autores procuraram sistematizar os principais tópicos pertinentes à Cinesiologia, desde um olhar sobre a história dessa área do conhecimento até a definição de termos que serão necessários para o entendimento dos demais conceitos. São abordados também assutnos referentes à estrutura e função das articulações e músculos, além da relação do sistema nervoso com o sistema músculo esquelético  para a produção do movimento. Coediçãop: EDIPUCRS.

 

A prática de instrumento na formação da docência em música

por agata pamplona última modificação 01/03/2017 17h43

Organizadora: Nisiane Franklin da Silva

ISBN: 978-85-99738-21-4
Categoria: Música
Edição: 1ª  2012
Nº de páginas: 22

Este livro tem como foco central apresentar arranjos musicais feitos pelo professores Fernando Pereira e Paulo Dorfman para as práticas coletivas de instrumentos como violão e piano-teclado, respectivamente, e, desta maneira oportunizarem uma reflexão acerca do tema da formação instrumental em um curso de licenciaturas em música e as questões que permeiam a prática de instrumento, harmônicos e melódicos, nestes espaços. Coedição: EDIPUCRS.

 

 

Biologia molecular: aplicando a teoria à prática laboratorial

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h54

Autoras: Andreza Francisco Martins
                  Marilu Fiegenbaum
                  Rúbia Denise Ruppenthal

ISBN: 978-85-205-0630-1
Edição: 1ª - 2011
Nº de páginas: 118

 

Este livro é um manual de aulas práticas de Biologia Molecular para ser utilizado por docentes e estudantes das áreas biológicas e da saúde. Ele foi elaborado por professores da disciplina de Biologia Molecular, que buscaram e elaboraram protocolos facilmente aplicados a aulas práticas para a graduação. O livro foi dividido em duas seções: técnicas aplicadas ao diagnóstico humano e técnicas aplicadas ao diagnóstico microbiológico. Assim, esta obra representa uma ferramenta útil para professores, docentes e profissionais das áreas, que se dedicam a aprender e ensinar Biologia Molecular. Coedição: Editora Sulina.

 

 

 

Bacteriologia clínica: manual de aulas práticas

por agata pamplona última modificação 02/03/2017 11h59

Organizadora: Andreza Francisco Martins

ISBN: 978-85-205-0579-3
Edição: 1ª - 2010
Nº de páginas: 101

 

 Este é um livro singular no campo da bacteriologia, pois foi elaborado para ser utilizado como instrumento didático nas aulas práticas de laboratório. Através de uma linguagem simples e acessível, este material pode ser utilizado tanto por professores com formação acadêmica na área de bacteriologia, quanto pelos alunos. Embora este livro não seja um “manual” para ser utilizado no laboratório clínico, ele se constitui uma ferramenta didática importantíssima, com textos e esquemas para auxiliar os estudantes na iniciação do diagnóstico bacteriológico. Autores: Afonso Luís Barth - Ana Lucia Peixoto de Freitas – Andreza Francisco Martins - Vinicius Perez Pieta. Coedição: Editora Sulina.