Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Biblioteca

Biblioteca

por Kesia Ventura última modificação 13/05/2022 16h03

Biblioteca Central Guilherme Myllius conta com uma área de 1.622,90 m², sendo 866,47m² destinados à leitura e ao estudo, o restante para acervo e outras atividades.

O acervo é de livre acesso e está organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey – CDD e notação de autor PHA, atende especialmente aos cursos ministrados no campus IPA. Possui aproximadamente 75.000 títulos e 150.000 exemplares. 

A área de Ciências de Sociais Aplicadas atende as disciplinas específicas de cada curso, as demais áreas do conhecimento servem de suporte à formação dos profissionais.

Área CNPQ

Títulos

Exemplares

Ciências Agrárias

196

318

Ciências Biológicas

891

2334

Ciências da Saúde

7190

21164

Ciências Exatas e da Terra

2111

5646

Ciências Humanas

16658

32414

Ciências Sociais Aplicadas

16914

37900

Linguística, Letras e Artes

25451

40510

O setor de referência, serviço especializado de auxílio aos usuários para pesquisa, orienta a normalização de trabalhos e pesquisas especializadas. 

Disponibilizamos acesso as Bases de Dados:

  • Capes
  • Scopus
  • Science Direct
  • Revista dos Tribunais
  • Base de Dados de Dissertações e Teses (BDTD)
     

Atualização e expansão do Acervo 

A política de atualização e expansão do acervo consta ano Regimento Interno das Bibliotecas da Educação Metodista, além de priorizar a aquisição das bibliografias recomendadas no projeto pedagógico dos cursos oferecidos, visa atender aos critérios de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES. Também são adquiridos títulos através de sugestões do corpo docente e discente. A aquisição do material bibliográfico é realizada de acordo com as necessidades acadêmicas, efetivando-se de forma continua com base nas solicitações de compra. Essas solicitações são encaminhadas à Direção, com objetivo de serem avaliadas de acordo com os recursos financeiros da Instituição.  Assim como, através de doações devidamente avaliadas pela equipe da biblioteca.

O Acervo também conta com os títulos presentes no Portal Biblioteca Virtual da Pearson, onde a comunidade acadêmica conta com mais de 12800 títulos disponíveis em formato eletrônico. Facilidade de leitura e estudo em qualquer local, onde quer que o aluno esteja.

Informatização

Para informatização de seus processos, as bibliotecas utilizam o Sistema Sophia, Sistema Integrado de bibliotecas, que contempla as principais funções de uma biblioteca funcionando de forma integrada desde a aquisição ao empréstimo. Além disso, o Sophia permitem através do formato MARC, ISSO 2709 e protocolo Z39.50, intercâmbio de registros bibliográficos e disponibilização do catalogo online para pesquisa e recuperação da informação.

Visite nosso site: http://www.metodistadosul.edu.br/bibliotecas/