Você está aqui: Página Inicial / Serviços / PRÓ-PET Saúde

PRÓ-PET Saúde

por Admin última modificação 21/07/2022 09h59

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), têm como pressupostos a integração ensino-gestão-serviço-comunidade, visando a reorientação da formação profissional e a educação pelo trabalho, por meio de grupos de aprendizado e tutorial em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Deste modo, visa assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na Atenção Básica e no fortalecimento das redes de atenção à saúde, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem, de prestação de serviços à população e a transformação da rede municipal de saúde numa efetiva rede escola.

O Programa PET-Saúde disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde. O IPA participou com tutores e acadêmicos bolsistas, envolvendo os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Ao longo dos programas, participaram mais de 56 acadêmicos bolsistas e 34 preceptores dos serviços de saúde e da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS).

O IPA participou de três modalidades de projetos PRÓ/PET-Saúde: PRÓ/PET-Saúde, PET-Vigilância em Saúde e PET-Saúde Redes de Atenção à Saúde.