Você está aqui: Página Inicial / Turismo

O Curso de Bacharelado em Turismo, iniciou suas atividades no ano de 2000. Em maio de 2004 obteve conceito máximo no reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação – MEC. Em 2006, por ocasião do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho Estudantil, o ENADE, obteve 4 no índice de valor agregado, ficando acima da média nacional. É marca do curso oferecer as condições para que o/a estudante aprenda a planejar, empreender e administrar a atividade Turística e Hoteleira, bem como seus principais produtos. Através do conhecimento de áreas como Hospitalidade, Lazer, Alimentos e Bebidas, Transportes, Eventos, Marketing e Gestão, o/a estudante é  habilitado a entender as relações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais que influenciam o contexto da atividade Turística e Hoteleira e  a atuar de forma crítica e estratégica no mercado de trabalho.

O objetivo geral do bacharelado em Turismo é formar um profissional apto a atuar em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, cultural, econômica e ambiental das sociedades onde são desenvolvidas.

O curso tem como função preparar o/a estudante para o planejamento e a gestão da atividade, com um programa curricular que oportuniza  não somente  assimilar rotinas de trabalho, mas principalmente as relações humanas e ambientais envolvidas entre aqueles que viajam e aqueles que recebem visitantes. Para isso, estabelece uma relação de ensino e de aprendizagem aliando teoria e prática a partir da realidade atual, valorizando de forma crítica o conhecimento e priorizando desenvolvimento de uma sociedade melhor.

 

PERFIL DO EGRESSO

Conforme orientações da Resolução CNE/CES nº 013/2006, e as políticas  norteadoras das práticas pedagógicas da Instituição, o Curso de Turismo proporciona a formação de um profissional apto a compreender as questões científicas, técnicas e sociais relacionadas com o mercado turístico.

Considerando a visão da dinâmica social, o perfil desejado do egresso é de um profissional ético, com postura crítica e autocrítica, que priorize o respeito às diferenças, o compromisso com a cidadania e solidariedade nas relações coletivas de trabalho. No que tange aos aspectos técnico-científicos é desejado do egresso uma postura autônoma e criativa em relação aos métodos de trabalho, inovação na aplicação dos conhecimentos como fundamentos ao exercício da liderança.

Em conformidade com as bases filosóficas da educação metodista, o Curso de Turismo propõe-se a formar um/a profissional que seja capaz de desenvolver atividades como empreendedor/a, gestor/a ou consultor/a com forte cunho na responsabilidade socioambiental e em políticas de inclusão nas seguintes áreas:

  1. Agenciamento e operação de viagens;
  2. Gestão de meios de transporte turísticos;
  3. Planejamento, organização e execução de eventos;
  4. Planejamento e gestão de meios de hospedagem;
  5. Animação turística e lazer;
  6. Gestão de serviços de alimentação;
  7. Planejamento e organização do Turismo;
  8. Gestão e comercialização de produtos turísticos;
  9. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos para o Turismo.

 

Na concepção deste Curso, as áreas supracitadas são consideradas linhas mestras para atuação do/a bacharel/a em Turismo, entretanto é previsto que podem se extrapolar em virtude da complexidade e condição sistêmica do fenômeno turístico.

 

Principais Atividades:

 

  1. Missão Internacional Anual;
  2. Projeto Usina do Turismo;
  3. Semana Acadêmica do Turismo - Seminário Científico;
  4. Parcerias com instituições internacionais;
  5. Fomento à pesquisa, à extensão e à produção acadêmica;
  6. Participação efetiva em eventos e projetos de sustentabilidade turística;
  7. Utilização da agência escola IPATUR;
  8. Parcerias publico-privadas;
  9. Operação dos principais sistemas de distribuição turístico-hoteleiros (SABRE, Quéops);
  10. Saídas de campo periódicas;
  11. Fomento à realização de estágios curriculares e estágios não-obrigatórios nas principais organizações turísticas (Agências de Turismo, Hotéis, Eventos, Restaurantes e Secretarias de Turismo) de Porto Alegre e região.

 

ATOS AUTORIZATIVOS

 

Criação do Curso

Portaria MEC nº 181 de 23 de fevereiro de 2000.

DOU nº 39-E de 24 de fevereiro de 2000.

 

 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 1.711 de 19 de maio de 2005.

DOU nº 96 de 20 de maio de 2005.

 

Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC nº 702 de 18 de dezembro de 2013.

DOU nº 246 de 19 de dezembro de 2013.

 

Avaliação
Enade: 4 / CPC: 4. Entenda as notas

 

Nº de Vagas Ofertadas: 80 Anuais

 

Mensalidade 2018

Valor para pagamento antecipado:
R$ 1.055,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 1.071,07

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

 

Crédito PRAVALER: parcele as suas mensalidades e tenha o dobro do tempo para pagar. Veja como contratar.