Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Apresentação

Apresentação

por Kesia Ventura última modificação 13/10/2022 18h07

O curso de Biomedicina propõe uma formação generalista, com atuação principal no eixo de análises clínicas e pesquisa, mas possibilitando também as áreas de banco de sangue, análises bromatológicas e/ou microbiologia de alimentos, biologia molecular, genética, citologia oncótica, saúde pública ou toxicologia. Para tanto, as disciplinas e a matriz curricular foram criteriosamente definidas para possibilitar ao/à aluno/a transitar pelas diferentes ênfases. Além disso, nortearam o Projeto Pedagógico deste curso alguns princípios educacionais básicos na Instituição, os quais consideram a educação um instrumento de transformação social, preparando o indivíduo para o mundo do trabalho e, muito além disso, desenvolvendo sua consciência crítica frente aos problemas da sociedade.

Formar o/a profissional biomédico/a capaz de transformar o conhecimento não apenas em repetição de técnicas e métodos, mas em ferramentas para a otimização de processos de análises clínicas, através da realização de pesquisas, entre outras, tendo sempre como foco principal de atuação a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades, e o seu crescimento profissional e humano;Dentre os objetivos específicos do curso, destacam-se: 

  1. Instrumentalizar o/a egresso/a nas áreas que são abrangidas pelo curso, as quais estão inseridas nas Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências Biomédicas; e
  2. Proporcionar uma integração indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão, permeando os aspectos referentes a cada eixo dentro das disciplinas do curso e nos projetos desenvolvidos pelos/as docentes e discentes do mesmo.

 

Conheça a infraestrutura:

 

O/A biomédico/a formado/a por esta Instituição estará capacitado/a a desenvolver atividades técnicas, principalmente nas áreas de diagnósticos laboratoriais (análises clínicas), além de sua atuação na pesquisa científica. Isso não exclui sua capacidade de atuar em programas de saúde pública e em equipes multiprofissionais, na pesquisa, no planejamento e coordenação, e na implementação e execução de programas relacionados à promoção da saúde e qualidade de vida da sociedade como um todo.

Assim, o/a egresso/a do curso apresentará competência para o desenvolvimento do conjunto de atividades tecnológicas que têm por escopo estabelecer resultados para a aferição e viabilização de diagnósticos, como também para a programação e definição de tratamentos médicos, desempenhando um papel de analisador/a, gerenciador/a e educador/a das distintas ações de saúde.

A formação oferecida permite ao/à biomédico/a atuar, tanto no setor privado quanto no setor público, trabalhando em equipes de saúde ou ainda isoladamente como responsável técnico/a de setor, por possuir noções de administração, economia e uso de tecnologias. Este/a egresso/a desenvolverá habilidades e competências para atuar nas práticas de política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; atuar na comunidade e controle social; bem como participar na Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

A fim de uma pronta colocação dos/as alunos/as nos diferentes campos de estágio, o curso de Biomedicina possui parcerias com diversos locais conveniados, como por exemplo:

  1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parceria com o laboratório de erros inatos do metabolismo (desde 2007);
  2. Universidade Federal de Santa Maria, parceria com o grupo de farmacologia (desde 2007);
  3. Universidade de Caxias do Sul, parceria com o laboratório de estresse oxidativo (desde 2007);
  4. e Instituto do Câncer Infantil (desde 2012).

Atentando para as práticas de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o curso possui grupos de pesquisa, possibilitando aos/às acadêmicos/as a iniciação científica. São eles: 

  1. Marcadores Biológicos e Ambientais - Estudo de toxicidade aguda e crônica em ratos submetidos à exposição com Datura suaveolens;
  2. Antioxidantes e oxidantes em sistemas biológicos;
  3. Efeitos farmacológicos e toxicológicos de organocalcogênios em células neurais;
  4. Efeito do tratamento crônico com suco de uva tinta sobre parâmetros neuroquímicos e de estresse oxidativos em ratos suplementados com dieta hiperlipídica.

 

ATOS AUTORIZATIVOS 

Criação do Curso

Resolução do CONSUNI Nº 48/2004.
Publicado em 17 de dezembro de 2004.

Reconhecimento

Portaria Nº 489, de 08 de julho de 2008.
DOU Nº 130, de 09 de julho de 2008.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 134, de 1º de março de 2018.
DOU Nº 42, de 2 de março de 2018.

Avaliação - MEC

Enade: 3 / CPC: 4 . Entenda as notas 

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 4 anos (8 períodos)
Unidade: Central - IPA

Nº de Vagas Ofertadas: 90 Anuais

Mensalidade 1º semestre de 2023 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).