Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem

Frente ao processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem (2001), identifica-se que a formação do(a) enfermeiro(a) deve atender às necessidades sociais de saúde do indivíduo, da família e da comunidade nos diferentes níveis de atenção (sistema público de saúde e setor privado), visando à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, com qualidade e resolutividade de forma integral.

Assim, o Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metodista aposta em um perfil de enfermeiros(as) generalistas, com visão ética, humanista, de pensamento crítico e reflexivo, voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, abrangendo a atenção à saúde, à tomada de decisão, à comunicação, ao trabalho em equipe, à liderança, ao gerenciamento da equipe de enfermagem e à educação permanente.

Conheça a infraestrutura:

 

COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO

O projeto proposto para o Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metodista (IPA) revela o compromisso com a comunidade gaúcha, por oferecer um curso adequado ao perfil epidemiológico da realidade regional; demonstrando a intenção de formar enfermeiros que possam atuar com eficiência e responsabilidade, buscando sempre a qualidade da atenção à saúde. 

MERCADO DE TRABALHO

O(A) graduado(a) em Enfermagem pode atuar em todos os campos do setor da saúde, seja no âmbito da saúde pública e saúde suplementar, seja em escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, instituições de ensino e pesquisa, comunidades e consultórios próprios, atendimentos pré-hospitalar e domiciliar.

Para tanto, durante sua formação, o(a) estudante participa de campanhas de promoção à saúde, em parceria com as instituições conveniadas à IES e aos órgãos representativos da profissão; de atividades práticas nos serviços municipais e estaduais de saúde, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão em hospitais públicos e privados como: Grupo Hospitalar Conceição, Hospital Ernesto Dornelles, Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Geral do Exército e da Brigada Militar, Hospital de Pronto Socorro de POA, Hospital Presidente Vargas, e unidades básicas de saúde da região sul e de Porto Alegre.

 

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução do CONSUNI Nº 49/2004.
Publicado em 17 de dezembro de 2004.

Reconhecimento

Portaria Nº 489, de 08 de julho de 2008.
DOU Nº 130, de 09 de julho de 2008.

Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 69, de 10 de fevereiro de 2017.
DOU Nº 31, de 13 de fevereiro de 2017.

Avaliação MEC

ENADE: 3 / CPC: 4

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Grau: Bacharelado
Turno: Manhã
Duração do curso: 5 anos (10 períodos)
Unidade: Central - IPA

 

Mensalidade 1º semestre de 2023 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).