Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias

Notícias

por luciane leone última modificação 05/11/2020 20h15
Notícias importantes - Eventos - Curso Enfermagem - IPA

Aluna de Enfermagem do IPA antecipa Colação de Grau em razão da pandemia

por Admin última modificação 05/11/2020 20h10
Aluna de Enfermagem do IPA antecipa Colação de Grau em razão da pandemia

Uma formanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA foi a primeira aluna da instituição a conseguir antecipar a Colação de Grau com base na Portaria MEC nº 374/2020, publicada em abril pelo Governo Federal. Ana Cristina Mallmann recebeu a Outorga de Grau nesta quinta-feira, dia 5, para atuar no combate à Covid-19.

Através da Portaria, estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina que já tenham concluído pelo menos 75% do estágio curricular obrigatório ou internato médico podem pedir a antecipação. Com caráter excepcional, a medida vale enquanto durar a situação de emergência de saúde pública e serve exclusivamente para atuação no combate ao novo coronavírus.

“Eu pedi a antecipação porque vislumbrei muitas possibilidades de trabalho que dependiam de estar formada. Ainda não tenho contrato assinado com nenhuma instituição, até porque isso depende do registro junto ao conselho profissional, mas as ofertas de trabalho e oportunidades existem e eu preenchi os requisitos curriculares para abraçá-las”, conta a egressa.

Poucas horas depois de receber a Outorga de Grau no campus do IPA, Ana foi até o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) para fazer o requerimento de registro junto ao órgão. Até o final da próxima semana, ela já deverá ter o registro provisório em mãos. 

Ana já tem experiência em atendimento a pacientes com coronavírus. Durante o estágio curricular, trabalhou na UTI-Covid do Hospital Porto Alegre e também no Posto de Saúde do IAPI.

“Enriqueci meu aprendizado me dedicando ativamente ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Atuei na linha de frente, em uma UTI-Covid. Essas horas não são importantes apenas para contar para carga horária. Elas compõem um aprendizado para a vida, em um dos momentos mais difíceis para a saúde coletiva que o mundo já enfrentou”, declara.

A formanda conta que mesmo tendo lidado diretamente com pacientes com coronavírus, não pegou a doença. E ela acredita que isso esteja relacionado a toda a preparação que recebeu durante a faculdade.

“Veja a qualidade do ensino do IPA: eu saí da sala de aula tão bem preparada, que eu pude trabalhar na UTI-Covid do Hospital Porto Alegre e também no Posto de Saúde do IAPI, e não me contaminei. Trabalhei com segurança total”, lembra.

Por fim, Ana diz que se sente muito grata aos mestres que passaram pelo seu caminho durante os anos que passou na instituição. Ela também elogia a coordenação do curso e a reitoria pela agilidade para a antecipação.

“Gostaria de ressaltar minha gratidão a todos os professores do IPA, à professora Daisy Zanchi de Abreu Botene, coordenadora da Enfermagem, e ao professor Marcos Wesley da Silva, reitor. Todos foram fundamentais para esse processo acontecer com agilidade e, ao mesmo tempo, segurança de que a minha formação vai ser útil para a nossa sociedade”, avalia com carinho.

Curso de Enfermagem do IPA realiza o 14º Curso Conversando sobre a Morte e os Cuidados Paliativos

por aline.tyska última modificação 21/08/2019 16h23
Curso de Enfermagem do IPA realiza o 14º Curso Conversando sobre a Morte e os Cuidados Paliativos

 

O Centro Universitário Metodista IPA está com inscrições abertas para o 14º Curso Conversando sobre a Morte e os Cuidados Paliativos, organizado pelo Curso de Enfermagem. O objetivo é refletir sobre a finitude do ser humano a fim de prestar assistência à pessoa em cuidados paliativos e sua família de forma ética e reflexiva. O evento será ministrado pela professora, Miriam Buógo e acontecerá de 04 de setembro a 20 de novembro, das 17h às 18h30. As atividades ocorrerão sempre às quartas feiras, no prédio C na sala 308.

O curso deve abordar temas como "A morte e o morrer: conceitos, aspectos históricos e culturais"; "Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos"; "Aspectos Éticos e Bioéticos dos Cuidados Paliativos"; "A comunicação em Cuidados Paliativos"; "Espiritualidade e Cuidados Paliativos", e "Processo de luto".

O evento é destinado aos estudantes e colaboradores do Centro Universitário Metodista IPA e do Colégio Americano. O curso oferece 25 vagas, com inscrições gratuitas realizadas através do envio de e-mail com nome, curso ou profissão e número de contato até 30 de agosto, para: .

 

 

 

 

 

 

 

Confira a relação das bancas para os TCC´s de Enfermagem 2019/1

por aline.tyska última modificação 01/07/2019 16h14
Confira a relação das bancas para os TCC´s de Enfermagem  2019/1

Nos dias 02 e 03 de julho acontece a II Jornada de TCC´s do curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA do semestre 2019/1.

Clique aqui e confira todas as informações.

IPA sedia Café Científico da 3M para enfermeiros e acadêmicos em Enfermagem

por aline.tyska última modificação 28/06/2019 16h08
IPA sedia Café Científico da 3M para enfermeiros e acadêmicos em Enfermagem

O Centro Universitário Metodista – IPA sedia na próxima segunda-feira (01), das 14h às 17h, um importante evento para enfermeiros e acadêmicos em Enfermagem: o Café Científico 3M. O objetivo da capacitação promovida pela 3M é a atualização de 2019 da Association of periOperative Registered Nurses (AORN). Segundo Patrícia Aristimunho, especialista e assuntos científicos e educacionais da 3M, a proposta do evento é dividir conhecimento, trazendo formação específica sobre centro cirúrgico, centro de materiais e controle de infecção. “Pensamos em fazer esta parceria com o IPA, por ser uma universidade com tradição e conhecimento e trazer nossa cultura 3M da parte educacional”, reforçou.

A coordenadora da Graduação do IPA, professora Dra. Patricia Treviso será uma das palestrantes do evento, abordando “Hot Topics AORN Global Surgical: Discutindo o cuidado da enfermagem perioperatória”.

Confira a programação completa do evento. Clique aqui.

Semana de Enfermagem debate os ‘Desafios e Perspectivas do Cuidado na Atualidade’

por Renan Sales última modificação 17/04/2019 12h01
Alunos exibirão as atividades da VIII Mostra de Pesquisa dos Trabalhos de Conclusão I
Semana de Enfermagem debate os ‘Desafios e Perspectivas do Cuidado na Atualidade’

Como forma de debater os “Desafios e Perspectivas do Cuidado na Atualidade”, o Centro Universitário Metodista IPA promove, no dia 21 de maio, no auditório da Biblioteca, a Semana de Enfermagem.

Na ação, os alunos exibirão as atividades da VIII Mostra de Pesquisa dos Trabalhos de Conclusão I. Além disso, o evento também contará com a participação de profissionais da saúde abordando temas como saúde indígena, migrações, tuberculose e suicídio.

As inscrições serão no local e os trabalhos poderão ser enviados para o e-mail semana.enfermagemipa@gmail.com até 30 de abril de 2019, conforme as normas disponíveis.

Durante o evento será feito a lançamento da Revista Eletrônica de Enfermagem IPA - REENFI. Os trabalhos apresentados no evento serão publicados na revista. Mais informações pelo e-mail semana.enfermagemipa@gmail.com ou pelo telefone 3316-1218.

Avaliação Institucional

por luciane leone última modificação 18/05/2016 15h44
Avaliação Institucional - Discentes e Docentes Período estendido até 22/05/2016

Curso de Enfermagem do IPA promove conscientização durante Outubro Rosa

por raissa.ferreira última modificação 19/10/2016 09h33
Curso de Enfermagem do IPA promove conscientização durante Outubro Rosa

O Outubro Rosa tem como objetivo discutir a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do Câncer de Mama. Ele marca a luta contra a doença ao redor de todo o mundo, estimulando a participação da sociedade, de entidades e empresas. O Câncer de Mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, depois do Câncer de pele, chegando a um total de 25% dos casos novos a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

O INCA estima que 57.960 novos casos da doença serão registrados neste ano, por isso é importante alertar a todos a respeito dos fatores de risco, da prevenção e tratamentos da doença. Inclusive, os homens também precisam estar atentos, pois apesar de rara entre pacientes do sexo masculino, com cerca de 1% do total de casos, a doença se torna cada vez mais comum.

Fatores de risco e sintomas

Não é possível indicar uma causa única para o Câncer de Mama, mas existem diversos fatores que estão ligados ao risco de desenvolver a doença. Ela é mais comum entre mulheres, principalmente a partir de 50 anos. Mas além disso, o INCA indica que existem fatores:

Endócrinos - Como idade da primeira menstruação menor que 12 anos; menopausa tardia, depois dos 55 anos; primeira gravidez após os 30; não ter tido filhos e uso de contraceptivos orais e de reposição hormonal, principalmente por tempo prolongado.

Comportamentais ou do ambiente - Ingestão de bebida alcoólica; tabagismo; sobrepeso e obesidade após a menopausa e exposição à radiação ionizante, presente na radioterapia e em exames de imagem como raios X, mamografia e tomografia computadorizada.

Genéticos/hereditários - Presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente BRCA1 e BRCA2. Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos, sobretudo em idade jovem; de câncer de ovário ou de câncer de mama em homem, podem ter predisposição genética e são consideradas de risco elevado para a doença.

Durante o autoexame, a paciente deve ficar atenta também a alguns sintomas como: nódulos; inchaço em parte da mama; caroços, inclusive nas axilas; descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente); retração da pele da mama; dor, descamação ou inversão do mamilo; vermelhidão; tecido da mama com aparência “casca de laranja”.

Diagnóstico precoce e tratamento interdisciplinar

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA realizou no último dia 11 um evento para discutir o assunto e conscientizar a comunidade. A mesa-redonda coordenada pela professora Cibeli de Souza Prates, discutiu o Cuidado Interdisciplinar no Tratamento do Câncer de Mama. Com a presença de profissionais como Nutricionista, Enfermeira, Mastologista, Fisioterapeuta e Psicóloga, a mesa ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce que oferece chances altíssimas de cura ao paciente, de até 95%.

“A região Sul do Brasil é a que possui maior índice de Câncer de Mama (74,30/100mil), conforme a Estimativa de Câncer do INCA de 2016. Por isso, temos que sensibilizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce desta doença e sobre os fatores de risco pelo qual podemos intervir através de hábitos saudáveis”, declara Cibeli.

Segundo a professora, a interdisciplinaridade é fundamental para que as pacientes recebam um tratamento adequado, completo e que atenda a todas suas necessidades. Os profissionais da saúde devem enxergar a mulher de forma holística e os cuidados devem vir desde auxiliar a paciente a lidar com as emoções de adoecer, até uma alimentação balanceada para o tratamento do câncer e atividades de retorno à vida diária.

“A mulher que vivenciou o câncer de mama certamente passa a valorizar mais sua vida, e as pequenas coisas que antes lhe incomodavam deixam de ter um valor significativo. Então, ela buscará estar mais próxima da sua família, viverá mais intensamente cada dia, sempre buscando coisas que lhe tragam felicidade. Desta forma, irá melhorar sua qualidade de vida. Os grupos de apoio, de dança, de teatro, voluntariado, etc., contribuem muito para este retorno à vida diária e lhes trazem motivação”, comenta a docente.

A professora Cristine Kasmirscki também ressalta a importância das atividades físicas, da aproximação da família e de leituras como maneiras de auxiliar as pacientes. “Frente ao diagnóstico de câncer de mama, a mulher vive momentos de imensa angústia, medo, tristeza e ansiedade. Com o apoio da equipe multidisciplinar, os profissionais ajudam a paciente a identificar as necessidades para adaptação à sua doença avaliando os impactos físicos, psicológicos e psicossociais”, relata.

Cristine completa: “por se tratar de uma doença complexa, a interdisciplinaridade deve estar presente tanto na prevenção, detecção precoce, diagnóstico e no tratamento. A assistência deve estar centrada no paciente, traçando planos de ações em conjunto, garantindo ao paciente uma atenção integral”.

Participação dos alunos

Alunos do curso de Enfermagem apresentaram seus trabalhos relacionadas ao tema, desenvolvidos na disciplina de Saúde do Homem e da Mulher. Entre eles estava o trabalho Diagnósticos de enfermagem em pós-operatório de mastectomia: uma revisão da literatura, considerado destaque pelos professores.

Juarez Ramos de Oliveira Junior, de 27 anos, é aluno do 6° semestre de Enfermagem e conta que realizar a pesquisa foi um processo muito enriquecedor. “O estudo surgiu da necessidade de apontar o que se tem sobre os principais diagnósticos de enfermagem utilizados nesse perfil de pacientes. Sabendo que o cuidado de enfermagem se faz através de um processo sistemático, é preciso identificar os problemas desta mulher que foi submetida a mastectomia para que se possa desenvolver e aplicar cuidados de enfermagem baseados em evidências”, esclarece.

Além de apresentarem seus trabalhos, os estudantes ajudaram na organização e realizaram a distribuição de um folder explicativo sobre a prevenção, tratamento e fatores de risco sobre o Câncer de Mama, elaborado pelo curso de Enfermagem.

Próximo evento

No dia 27 de outubro, o IPA promove o encontro “Outubro Rosa – Unidade IPA DC Navegantes”. A abertura do evento será às 19h, com a participação da Pastoral, Reitoria e representantes da Coordenação da Unidade DC logo após haverá uma palestra sobre “Saúde e Proteção da Mulher Vítima de Violência” ministrada por Ana Lúcia de Leão Dagord.

Na programação ainda consta um momento de Reflexão sobre o Câncer de Mama com a professora Cibeli Prates, e o encerramento com o Sarau Cultural. O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Todas as ações realizadas por empresas e instituições são direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Enfermagem promove 9ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos"

por raissa.ferreira última modificação 09/03/2018 12h36
Enfermagem promove 9ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos"

A graduação em Enfermagem do Centro Universitário Metodista - IPA está com inscrições abertas para a 9ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos". A capacitação gratuita é destinada aos alunos e professores do IPA e estudantes do PRIMURGE (Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Urgência e Emergência).

A proposta é ponderar sobre a finitude do ser humano a fim de prestar cuidado interdisciplinar de qualidade ao doente terminal e sua família, de forma ética e reflexiva. O curso será realizado em dez encontros, de 27 de março a 12 de junho de 2018, e recebe inscrições até 26 de março. Somente serão disponibilizadas 25 vagas e os alunos receberão certificados ao fim da capacitação. 

Módulo 1:

- A morte e o morrer: conceitos, aspectos históricos e culturais;
- Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos;
- Aspectos Éticos e Bioéticos dos Cuidados Paliativos;
- A comunicação em Cuidados paliativos;
- Espiritualidade e Cuidados Paliativos;
- Processo de luto.



9ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos"
Data:
27 de março a 12 de junho de 2018, às terças-feiras
Horário:
das 16h30 às 18h30
Local: Sala C112 - Unidade Central - IPA
Inscrição: Enviar e-mail para  até 26 de março de 2018

Docente de Enfermagem do IPA participa de evento internacional

por raissa.ferreira última modificação 22/03/2018 11h52
Docente de Enfermagem do IPA participa de evento internacional

A professora Me. Miriam Buógo, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA, participou do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública e o Congresso Internacional de Ayurveda, promovidos pelo Ministério da Saúde, entre 12 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Durante o congresso, foram incorporadas mais dez novas práticas integrativas (Apiterapia, Aromaterapia, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Bioenergética, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonoterapia e Terapia Floral), totalizando 29 terapias oferecidas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro proporcionou discussões sobre a importância dessas práticas na prevenção e promoção da saúde da população. Nesse sentido, o curso de Enfermagem do IPA é inovador, desde 2007 tem em seu currículo uma disciplina/Projeto interdisciplinar que aborda as terapias integrativas e capacita os futuros enfermeiros .

Os trabalhos apresentados pelo curso de Enfermagem do IPA no evento foram: "Contribuições da aplicação do modelo de cuidado espiritual reza para a prática do cuidado espiritual durante a formação em enfermagem", monografia de Joyce Adria Pizarro Silveira Gutt, orientada pela professora Me. Miriam Buógo e, "O portfólio como estratégia de ensino e aprendizagem das terapias integrativas" das professoras Miriam Buógo e Karina Amadori Stroschein Normann.

Matéria produzida por: Natália Zeni (acadêmica curso de enfermagem 9º semestre) e Miriam Buógo (professora Curso de Enfermagem)

Oficinas de Enfermagem têm início em março

por raissa.ferreira última modificação 22/03/2018 16h24
Confira cronograma do primeiro semestre de 2018
Oficinas de Enfermagem têm início em março

As Oficinas de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA do primeiro semestre de 2018 começam em março. As atividades complementam o conhecimento adquirido em sala de aula com capacitações sobre passagem de sondas, exames laboratoriais, curativos, entre outros temas, e valem como atividades complementares. 

Confira o cronograma de Oficinas do primeiro semestre de 2018, clicando aqui.

Mais informações:

Docente: Elemara Frantz
Horário: Manhã (das 10h30 às 12h30) e Tarde (das 14h às 16h)
Contato: 3316.1100 R: 1388
Horas Complementares

Curso de Enfermagem realiza VI Mostra de Pesquisa

por raissa.ferreira última modificação 09/05/2018 11h41
Confira o cronograma completo de atividades


No dia 14 de maio, das 9h às 18h30, será realizada a VI Mostra de Pesquisa do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista - IPA. Promovido semestralmente, o evento reúne apresentações dos alunos do 8º semestre sobre seus trabalhos de pesquisa para uma banca de qualificação dos projetos, como pré-requisito ao trabalho final de curso.

O evento é aberto a alunos do IPA e os ouvintes receberão certificado de horas complementares em pesquisa. Os projetos serão apresentados pela manhã e à tarde serão ofertadas oficinas de formação para docentes e discentes.

Confira o cronograma completo de atividades.

VI Mostra de Pesquisa do Curso de Enfermagem
Data: 14 de maio de 2018
Horário: das 9h às 18h30
Local: Prédio A da Unidade Central do IPA

por raissa.ferreira última modificação 08/05/2018 15h55

Bancas TCCs Enfermagem 20191

por aline.tyska última modificação 01/07/2019 15h52

Laboratório de Enfermagem passa por transformações que modernizam e melhoram a qualidade do ensino

por raissa.ferreira última modificação 26/06/2018 16h11
Novo espaço está localizado no prédio G da sede, próximo ao ginásio de esportes
Laboratório de Enfermagem passa por transformações que modernizam e melhoram a qualidade do ensino


Começou, no início deste semestre, o remodelamento do Laboratório de Enfermagem
do Centro Universitário Metodista - IPA.

A proposta é que o espaço seja dedicado ao desenvolvimento de habilidades e competências para o estudante de Enfermagem, atuando no suporte ao processo de ensino-aprendizagem teórico-prático, empenhado por docentes e discentes do curso.

Sob a nova coordenação do prof. Daniel Labernarde, o laboratório está passando por processos de transformação que visam melhorar o acesso às práticas da profissão. A primeira modificação foi aproximar o espaço físico aos locais das aulas teóricas, facilitando o acesso ao laboratório.

Alunos interessados em agendar monitoria devem entrar em contato com a monitora Milena pelo telefone: 51 3316-1388.

Reportagem e fotos: Viviane Couto; Jéssica de Conti (acadêmicas do 10º semestre do Curso de Enfermagem) e Daniel Labernarde (docente do Curso de Enfermagem).

Laboratório de Enfermagem

Participe da 10ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos"

por raissa.ferreira última modificação 14/08/2018 14h28
Participe da 10ª edição do curso "Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos"

A graduação em Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA realizará a 10ª edição do curso “Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos” entre 22 de agosto e 6 de novembro.

A formação tem como objetivo refletir sobre a finitude do ser humano a fim de prestar cuidado interdisciplinar de qualidade à pessoa em cuidados paliativos e sua família de forma ética e reflexiva.

O curso é destinado a alunos e professores do IPA e estudantes da Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência (PRIMURGE). Os encontros serão realizados às quartas-feiras das 14h às 16h.

Conversando sobre a morte e os cuidados paliativos
Horário: das 14h às 16h
Local: Sala C112 (Campus Central)
Inscrições: de 13 a 21 de agosto de 2018 (25 vagas)
Enviar e-mail para:

Participe das Oficinas de Enfermagem

por raissa.ferreira última modificação 10/09/2018 10h45
Cronograma do segundo semestre já está disponível
Participe das Oficinas de Enfermagem


O curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista - IPA dará início às Oficinas de Enfermagem do segundo semestre de 2018 no dia 17 de setembro. 

As Oficinas complementam o conhecimento adquirido em sala de aula com capacitações sobre passagem de sondas, exames laboratoriais, curativos, entre outros temas, e valem como atividades complementares.

Docente: Elemara Frantz
Horário: Manhã (10h30 às12h30) e Tarde (14 às 16h) 
Contato: 3316.1100 R: 1388
Local: Laboratório de Enfermagem Sala: H - 104 

 

 

 

 

 

 

Confira o cronograma completo:

Atividades x Setembro Setembro Outubro Outubro Novembro Novembro
Temporalidade Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde
Oficinas 2018/2            
1)Passagem de sondas alimentação e drenagens; 17/09/2018 17/09/2018        
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
2)Passagem de sondas para controle de diurese; 24/09/2018 24/09/2018        
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
3) Exames Laboratoriais     01/10/2018 01/10/2018    
Gasometria; segunda segunda
  10:30 às 12:30h 14 às 16h
4) Curativo e Retirada de Cateteres Central      08/10/2018 08/10/2018    
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
5) Punção de Cateter Totalmente Implantado      22/10/2018 22/10/2018    
(Portcath) segunda segunda
  10:30 às 12:30h 14 às 16h
      29/10/2018 29/10/2018    
6) Cuidados de Enfermagem com Aspiração de VAS,TOT e Traquesotomia. segunda segunda
  10:30 às 12:30h 14 às 16h
7) Cuidados Enfermagem com Drenagem Torácica         05/11/2018 05/11/2018
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
8) Cuidados de enfermagem com Pressão Arterial Média (PAM)         12/11/2018 12/11/2018
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
9) Cuidados de enfermagem com Pressão Venosa Central (PVC)          19/11/2018 19/11/2018
segunda segunda
10:30 às 12:30h 14 às 16h
          26/11/2018 26/11/2018
10) Reanimação Cardiopulmonar em adultos e crianças; segunda segunda
  10:30 às 12:30h 14 às 16h

Curso de Enfermagem promove 13ª edição de curso sobre morte e cuidados paliativos

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 18/03/2019 14h09
Iniciativa disponibilizará 25 vagas e recebe inscrições até 26 de março

A graduação em Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA promove, entre os dias 27 de março e 19 de junho de 2019, a 13ª edição do curso “Conversando sobre a morte e cuidados paliativos”. Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, na sala 112 do prédio C do IPA.

Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, até 26 de março, por meio de um e-mail para: , com nome, curso e número de telefone. Ao todo serão disponibilizadas 25 vagas e os participantes receberão certificado.

O objetivo do curso é refletir sobre a finitude do ser humano a fim de prestar cuidado interdisciplinar de qualidade a pessoa com cuidados paliativos e sua família de forma ética e reflexiva. Os participantes terão a oportunidade de discutir os seguintes temas:

  • A morte e o morrer: conceitos, aspectos históricos e culturais
  • Princípios e filosofia dos cuidados paliativos
  • Aspectos éticos e bioéticos dos cuidados paliativos
  • A comunicação em cuidados paliativos
  • Espiritualidade e cuidados paliativos
  • Processo de luto


A iniciativa é destinada aos estudantes dos cursos de área de saúde do IPA e alunos da Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência (PRIMURGE).

Conversando sobre a morte e cuidados paliativos
Data: 27 de março a 19 de junho
Horário: quartas-feiras, das 17h30 às 19h
Local: sala 112 do prédio C do IPA (Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80. Porto Alegre, RS)