Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / Aluna de Enfermagem do IPA antecipa Colação de Grau em razão da pandemia

Aluna de Enfermagem do IPA antecipa Colação de Grau em razão da pandemia

por Admin última modificação 05/11/2020 20h10
Aluna de Enfermagem do IPA antecipa Colação de Grau em razão da pandemia

Uma formanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA foi a primeira aluna da instituição a conseguir antecipar a Colação de Grau com base na Portaria MEC nº 374/2020, publicada em abril pelo Governo Federal. Ana Cristina Mallmann recebeu a Outorga de Grau nesta quinta-feira, dia 5, para atuar no combate à Covid-19.

Através da Portaria, estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina que já tenham concluído pelo menos 75% do estágio curricular obrigatório ou internato médico podem pedir a antecipação. Com caráter excepcional, a medida vale enquanto durar a situação de emergência de saúde pública e serve exclusivamente para atuação no combate ao novo coronavírus.

“Eu pedi a antecipação porque vislumbrei muitas possibilidades de trabalho que dependiam de estar formada. Ainda não tenho contrato assinado com nenhuma instituição, até porque isso depende do registro junto ao conselho profissional, mas as ofertas de trabalho e oportunidades existem e eu preenchi os requisitos curriculares para abraçá-las”, conta a egressa.

Poucas horas depois de receber a Outorga de Grau no campus do IPA, Ana foi até o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) para fazer o requerimento de registro junto ao órgão. Até o final da próxima semana, ela já deverá ter o registro provisório em mãos.

Ana já tem experiência em atendimento a pacientes com coronavírus. Durante o estágio curricular, trabalhou na UTI-Covid do Hospital Porto Alegre e também no Posto de Saúde do IAPI.

“Enriqueci meu aprendizado me dedicando ativamente ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Atuei na linha de frente, em uma UTI-Covid. Essas horas não são importantes apenas para contar para carga horária. Elas compõem um aprendizado para a vida, em um dos momentos mais difíceis para a saúde coletiva que o mundo já enfrentou”, declara.

A formanda conta que mesmo tendo lidado diretamente com pacientes com coronavírus, não pegou a doença. E ela acredita que isso esteja relacionado a toda a preparação que recebeu durante a faculdade.

“Veja a qualidade do ensino do IPA: eu saí da sala de aula tão bem preparada, que eu pude trabalhar na UTI-Covid do Hospital Porto Alegre e também no Posto de Saúde do IAPI, e não me contaminei. Trabalhei com segurança total”, lembra.

Por fim, Ana diz que se sente muito grata aos mestres que passaram pelo seu caminho durante os anos que passou na instituição. Ela também elogia a coordenação do curso e a reitoria pela agilidade para a antecipação.

“Gostaria de ressaltar minha gratidão a todos os professores do IPA, à professora Daisy Zanchi de Abreu Botene, coordenadora da Enfermagem, e ao professor Marcos Wesley da Silva, reitor. Todos foram fundamentais para esse processo acontecer com agilidade e, ao mesmo tempo, segurança de que a minha formação vai ser útil para a nossa sociedade”, avalia com carinho.

registrado em: , ,