Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / IPA realiza Solenidade Especial de Colação de Grau para que novas enfermeiras possam auxiliar no combate à Covid-19

por Admin última modificação 07/08/2020 19h40

O Centro Universitário Metodista IPA está empenhado em contribuir para o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Por isso, realizou nesta sexta-feira, dia 7, uma Solenidade Especial de Colação de Grau para oito formandas de Enfermagem. Ao todo, 10 alunas que concluíram as disciplinas do curso no semestre 2020/1 já receberam o diploma e estão liberadas para o mercado de trabalho.

"O IPA está comprometido com a saúde. Por isso, houve um esforço para conseguir formar novos enfermeiros, a fim de que eles possam se somar ao combate à pandemia", explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Daisy Zanchi de Abreu Botene.

E já tem recém-formada trabalhando na linha de frente contra o vírus. É o caso da enfermeira Marina Uranga da Rocha Silva, que colou grau em 22 de julho e agora está trabalhando no recém-inaugurado Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba, na Região Metropolitana.

Marina lida diretamente com os pacientes com Covid-19 internados na UTI. A instituição conta com 10 leitos exclusivos para casos suspeitos e confirmados da doença.

"A sensação de sair empregada é a melhor possível. Foram 5 anos e meio de muito estudo e dedicação, e o resultado foi essa contratação. O IPA prepara muito bem os alunos para o mercado de trabalho. Saí da faculdade direto para uma UTI Covid-19 e me sinto preparada com todos ensinamentos que o IPA me trouxe", declara a egressa do centro universitário.

Ela ainda completa: "É uma oportunidade única. Estou triste por viver esse momento ímpar, mas feliz por poder ajudar aquele paciente e na maioria das vezes ver ele ter alta e ir para casa".

Já Daísa Corrêa Splendor de Assis foi contratada pelo Hospital Porto Alegre logo após sua Colação de Grau, que ocorreu no dia 29 de julho. O local já é um velho conhecido para ela, pois foi onde fez o estágio curricular obrigatório do curso. Lá, ela também trabalha na UTI diretamente com pacientes que testaram positivo para Covid-19.

"Está sendo uma oportunidade muito rica. Estou me dedicando para aproveitar ao máximo", conta Daísa sobre o trabalho. "Claro que muito a gente vai aprendendo ao longo da caminhada como enfermeira, mas toda a base, toda a estrutura e todos os alicerces que eu precisava ter, o IPA me forneceu com muito amor e carinho. Nunca faltou amor e carinho dos professores, da coordenadora e da instituição para nos acolher, nos ensinar e esclarecer as nossas dúvidas", conclui.

As enfermeiras que colaram grau nesta sexta ainda não foram oficialmente contratadas. A emoção pela etapa concluída e pelas perspectivas em relação ao futuro é grande.

"Estou me sentindo anestesiada, nem parece real. É um momento único. Estou com muita vontade de começar a trabalhar. O trabalho do profissional de Enfermagem é sempre muito importante, ainda mais nesse momento, pois fica na linha de frente e lida diretamente com os pacientes com coronavírus", declara a formanda e agora enfermeira Larissa Zanini.

A Solenidade Especial ocorre para casos de urgência enquanto durar a situação de pandemia. Acontece sempre ao ar livre e respeitando todos os protocolos de segurança indicados pelas autoridades de saúde.

Por enquanto, as atividades de Colação de Grau em Gabinete continuam suspensas. A definição das futuras datas será feita depois do retorno das atividades presenciais.

registrado em: , ,