Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Projetos / Projeto de Extensão: Educação em Diabetes e hipertensão através de uma vivência em grupo

Projeto de Extensão: Educação em Diabetes e hipertensão através de uma vivência em grupo

por Kesia Ventura última modificação 28/07/2016 10h30

O projeto busca suprir uma necessidade premente de grande parte da população que sofre com as intercorrências advindas de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus. Esta população, apesar de já ter sofrido agravos de saúde recorrentes, na maioria dos casos, necessita ter acesso a uma informação com uma linguagem acessível por parte de profissionais da área da saúde que lhe possibilitem uma base teórica e prática para que os mesmos possam exercer o autocuidado para prevenir novos  gravos tão recorrentes neste população de indivíduos. As repercussões destas patologias se referem tanto às incapacitações e mortalidade prematura, quanto aos custos relacionados ao seu controle e ao tratamento de suas complicações, e reafirmam cada vez mais a necessidade de investimento em programas de educação em saúde.

O estudo e desenvolvimento de tecnologias que enfoquem mudanças de hábitos de vida é o grande objeto de estudo da saúde preventiva. Diversas pesquisas e estudos comprovam e relatam os riscos para o desenvolvimento e agravos destas patologias. Inclusive, é praticamente de domínio público, o conhecimento sobre as medidas de prevenção e controle de danos associados às mesmas. Medidas relacionadas com um estilo de vida saudável que compreendem uma mudança nos hábitos de vida. Porém, mudanças de hábitos de vida requer um esforço enorme por parte do paciente e, geralmente, é de difícil implementação e execução.

Pacientes diabéticos e hipertensos apesar de já ter sofrido agravos de saúde decorrentes, na maioria dos casos, necessitam ter acesso a uma informação com uma linguagem acessível por parte de profissionais da área da saúde que lhe possibilitem uma base teórica e prática para que os mesmos possam exercer o autocuidado para prevenir novos agravos tão recorrentes nesta população de indivíduos. As repercussões destas patologias se referem tanto às incapacitações e mortalidade prematura, quanto aos custos relacionados ao seu controle e ao tratamento de suas complicações, e reafirmam cada vez mais a necessidade de investimento em programas de educação em saúde.

O estudo e desenvolvimento de ações que possibilitem mudanças de hábitos de vida é o grande objeto de estudo da saúde preventiva e educativa. Diversas pesquisas e estudos comprovam e relatam os riscos para o desenvolvimento e agravos destas patologias. Inclusive, é praticamente de domínio público, o conhecimento sobre as medidas de prevenção e controle de danos associados às mesmas e medidas relacionadas com um estilo de vida saudável que compreendem uma mudança nos hábitos de vida. Porém,mudanças de hábitos de vida requer um esforço enorme por parte do paciente e, geralmente, é de difícil implementação e execução. O projeto busca desta forma integrar os acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Farmácia do Centro Universitário Metodista - IPA, através da realização de ações multidisciplinares, tendo como objetivos a melhora na qualidade de vida dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos bem como a maior inserção da nossa instituição perante a comunidade.

Com a realização de encontros em grupos com pacientes hipertensos e/ou diabéticos esperamos proporcionar subsídios concretos para os mesmos consigam um controle melhor de seus fatores de risco, minimizando a chance de novos agravos cardiovasculares. Além dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos que se beneficiarão de um espaço para sanar dúvidas, esboçar angústias e repartir conhecimentos, discentes dos cursos de Enfermagem e de Farmácia executarão ações extensionistas.