Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Projetos / Revista Eletrônica de Enfermagem IPA

Revista Eletrônica de Enfermagem IPA

por Kesia Ventura última modificação 28/07/2016 10h31

Novos suportes estão sendo requeridos para “efetuar a preservação e a transferência de informação” no meio acadêmico, principalmente pelo incremento da internet, que veio a difundir as publicações eletrônicas.

A construção das linhas de pesquisa do curso de enfermagem estimulou os docentes para uma produção científica mais direcionada e com pretensões de um impacto imediato no meio acadêmico de nossa instituição. Tal empreendimento culminará em relatórios de pesquisa, cujos resultados precisarão ser publicados e conhecidos pela comunidade acadêmica. Ainda que uma publicação institucional tenha que também contemplar produções externas, a criação de uma revista eletrônica estaria facilitando o escoamento dessa incipiente produção. E, nossos docentes teriam mais um veículo para divulgar suas produções.

Considerando que os cursos da área da saúde tem uma produção discente significativa em número de textos, por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso, os quais em sua maioria não circularão no meio acadêmico, a possibilidade deste produto estar sendo publicado em uma revista eletrônica institucional certamente suscitará nos docentes e nos alunos maior rigor e qualidade em seus trabalhos com vistas à publicação. Assim, um periódico, além de estar divulgando o conhecimento, estaria ao mesmo tempo contribuindo para a qualificação desta produção.

Por outro lado, os pesquisadores frequentemente leem revistas acadêmicas para se manter atualizados em suas disciplinas e para aplicar informações em suas pesquisas, no ensino e em outras atividades. De outro modo, tendo uma revista esta seria também acessada pelos docentes e discentes de maneira a favorecer a circulação do conhecimento novo, internamente.

Sendo assim, essas publicações são essenciais para docentes, discentes e outros profissionais. Pois, na versão eletrônica as possibilidades de leituras são infinitamente maiores que no suporte de papel.

Diante do exposto, entendemos que a criação de uma revista eletrônica  para a área da enfermagem é um imperativo para os docentes/ pesquisadores do Centro Universitário Metodista - IPA.

A revista terá a finalidade de:

- publicar artigos de docentes e discentes desta instituição e externos;

- projetar a comunidade acadêmica de nossa instituição.