Você está aqui: Página Inicial / Engenharia de Produção


DO(A) ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO:

O(A) Engenheiro(a) de Produção é um(a) agente de transformação do mundo através do uso racional de recursos, da justa adequação dos processos produtivos com as características do produto, evitando desperdícios, e com compreensão da responsabilidade social como o eixo norteador do negócio em que está inserido.

Com base nisso, pode-se afirma que é o(a) profissional que tem como função compreender e gerir os processos produtivos de uma indústria, bem como os processos associados à produção em diferentes tipos de organizações (industrial, serviços ou comercial). Este deve conhecer os processos produtivos, os materiais e suas relações com o processo exigindo-lhe uma ampla competência para a gestão.

DO CURSO:

O objetivo central deste curso, no Centro Universitário Metodista do IPA, é formar Engenheiros(as) de Produção para atuar em organizações do setor industrial, preferencialmente, de serviços e comercial através da efetivação de um projeto pedagógico baseado em competências técnicas e humanas que priorizem o compromisso profissional, ético, social e a qualidade de vida da sociedade.

Busca-se a formação de um(a) profissional com visão sistêmica, capaz de trabalhar em pequenas e grandes empresas, nos mais diversos processos e níveis de gestão. O(a) Engenheiro(a)  de Produção, egresso do IPA, vai ajudar a fortalecer polos produtivos, com a visão de responsabilidade social e ecológica, trazendo benefícios a toda região. Sendo, ainda, um(a) profissional com sólida formação científica, capaz de utilizar ferramentas matemáticas e computacionais para a solução de problemas em seu campo de atuação, e com um amplo conhecimento tecnológico de processos produtivos e materiais. Possui uma visão de sujeito transformador da realidade na busca de um mundo melhor, socialmente mais justo e humanamente mais solidário.

Conheça a infraestrutura:

 

PROJETO:

PROJETO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: busca garantir que os(as) atuais e futuros(as) profissionais entendam a importância da prevenção de acidentes e melhoria na saúde  através da conscientização dos(as) profissionais ligados(as) à educação básica, de nível superior e da saúde. O mesmo teve seu início em março de 2009, com um perfil claro de interdisciplinaridade, envolvendo os cursos de Enfermagem, Engenharia de Produção e Terapia Ocupacional.


ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Resolução do CONSUNI nº 82/2005.
Publicado em 14 de outubro de 2005.

Reconhecimento

Portaria Nº 949, de 15 de julho de 2009.
DOU Nº 134, de 16 de julho de 2009.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 801, de 9 de novembro de 2018.
DOU Nº 217, de 12 de novembro de 2018.

Nº de Vagas Ofertadas: 125 Anuais

Mensalidade: consulte o valor na Central de Atendimento ao Calouro

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).