Você está aqui: Página Inicial / Engenharia de Produção / Notícias / Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil visitam Cooperativa Vinícola Aurora

por raissa.ferreira última modificação 24/04/2018 16h44
Estudantes conheceram diversos setores e laboratórios da empresa

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA fizeram, no dia 7 de abril, uma visita técnica à Cooperativa Vinícola Aurora.
A atividade foi organizada pela Professora Dra. Daniele Trajano Raupp com acompanhamento do Professor Mestre Alexsander Longhi.

A visita técnica foi guiada pelo enólogo e sommelier William Paim e teve por objetivo conhecer, em detalhe, o processo produtivo da Vinícola, considerada a maior do Brasil.

"O parque industrial situado em Bento Gonçalves está em constante modernização e os alunos puderam visitar os setores de recebimento de uvas que, no último ano, passaram a contar com um robô, produzido na Alemanha, que eliminou o trabalho braçal do descarregamento dos caminhões", explica o coordenador das graduações, Claudio Bastos Sikilero.

No setor de processamento, puderam conhecer o novo equipamento utilizado na termovinificação, usado para vinificação rápida com a extração de polifenóis da uva desengaçada.

Durante o restante da visita, os alunos visitaram os demais setores e laboratórios, além de ter acesso a informações sobre legislação, critérios de controle de qualidade e estratégias utilizadas para melhoria da qualidade e competitividade da empresa.

"Com um vasto mix de produtos, como sucos, azeites, vinhos, espumantes, brandys e coolers, que atende aos mais diversos nichos de mercado. A indústria de bebidas é  um importante setor na indústria de transformação brasileira", finaliza o docente.

Saiba mais sobre as graduações

As graduações do IPA buscam a formação de profissionais sintonizados com o mundo do trabalho de forma autônoma, comprometidos com uma postura ética e com a instauração de uma nova ordem social, em que a ciência esteja a serviço do bem comum e a tecnologia gere riquezas para o desenvolvimento social e econômico de todos os sujeitos.

Confira mais detalhes do curso de graduação em Engenharia Civil e do curso de Engenharia de Produção.