Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" reinicia atividades debatendo o uso de animais na ciência

por raissa.ferreira última modificação 10/08/2017 09h53
Grupo recebe o biólogo Róber Bachinski no próximo sábado (12)

No dia 12 de agosto, sábado, às 10h, na sala C315 do IPA, reiniciam as atividades do Projeto de Extensão "O Direito dos Animais", no segundo semestre letivo de 2017.

Como atividade inaugural, o grupo de estudos ligado ao projeto promove um encontro com o biólogo Róber Bachinski, Doutor em Ciências e Biotecnologia (UFF), Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz) e diretor do Instituto 1R de Promoção e Pesquisa para a Substituição da Experimentação Animal.

O tema do encontro será "Animais na ciência: objetos de experimentação ou de proteção humana? Uma perspectiva não-especista." O objetivo do encontro é debater os métodos alternativos à experimentação animal. Como debatedora-convidada, o grupo receberá a Professora Fernanda Medeiros, Doutora em Direito pela UFSC, e docente da PUCRS e da Unilasalle.

O Prof. Dr. Rogério Rammê, um dos coordenadores do projeto afirma que a expectativa para o semestre é muito positiva, já que novos integrantes (acadêmicos do IPA, de outras Instituições de Ensino Superior e da comunidade em geral) ingressaram no grupo nesse semestre.

"O grande interesse que o projeto vem despertando nos alunos e na comunidade em geral nos motiva cada vez mais a trazer temas interessantes para o debate acadêmico, ligados ao direito animal, bem como nos permite pensar em ações comunitárias mais amplas e efetivas voltadas à proteção dos animais", afirma o Prof. Rammê.

O Direito dos Animais

Criado no primeiro semestre deste ano, o projeto objetiva fomentar um grupo de pesquisa permanente dentro da instituição, para aprofundamento teórico e para o desenvolvimento de campanhas e ações comunitárias em prol dos animais. Em seu curto período de existência, o projeto já promoveu diversas discussões acerca do direito dos animais e já realizou duas campanhas de arrecadação para ajudar animais abandonados.

Os encontros do grupo de estudos são quinzenais e abertos à comunidade. Informe-se. Participe! Informações podem ser obtidas pelo e-mail:

Confira no folder abaixo as datas dos próximos encontros do projeto: