Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Apresentação

Apresentação

por fernando.zancope — última modificação 19/01/2021 09h26

O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista – IPA estuda a comunicação humana em seus aspectos normais e patológicos, visando à pesquisa, à prevenção, à avaliação e à terapia fonoaudiológica da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como ao aperfeiçoamento da fala e da voz. Além de tratar dos distúrbios e do aperfeiçoamento da comunicação humana, o/a egresso/a do curso desempenhará também um papel importante na integração social das pessoas com deficiência na comunicação, tanto oral quanto escrita, e de crianças com dificuldade de aprendizado.

Conheça a infraestrutura:

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO
• Atendimento preventivo e terapêutico em linguagem oral e escrita, fala, voz e audição de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos; • Realização de exames audiológicos em clínicas e audiometrias ocupacionais em empresas;
• Aprimoramento e orientações para profissionais da voz; 
• Atendimento a pacientes infantis e adultos no âmbito hospitalar, visando, entre outros, aos distúrbios de deglutição;
• Parte integrante de equipes multi/interdisciplinares junto a outros/as profissionais, tais como médicos/as, dentistas, psicólogos/as, pedagogos/as, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros. 


MERCADO DE TRABALHO
A profissão pode ser exercida em clínicas particulares, hospitais, indústrias, instituições educacionais e de pesquisa, escolas, APAES, consultórios, creches, meios de comunicação (rádio/TV), teatro, órgãos públicos e privados.

ESTÁGIOS
O objetivo central da proposta de estágio curricular do curso é o de propiciar aos/às alunos/as a aquisição de experiência profissional específica na área da Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação, diagnóstico, terapia e assessoria fonoaudiológica. Nos Estágios em LINGUAGEM, todos/as os/as alunos/as têm vivência clínica (ambulatorial) e hospitalar no atendimento de neonatos e orientação às nutrizes, bebês, crianças, adultos e idosos. Os atendimentos envolvem desde o contato inicial com o/a paciente e/ou família na anamnese ou entrevista inicial, compreendendo a avaliação clínica, encaminhamento para outras avaliações e o acompanhamento destas, bem como a intervenção fonoaudiológica de acordo com a peculiaridade do local e das necessidades de cada caso. Os atendimentos podem ocorrer individualmente ou em grupos, também de acordo com as necessidades e particularidades de cada situação clínica e de cada campo de estágio. Locais do Estágio: • Ambulatorial: Clínicas Integradas IPA; • Hospitalar: Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; • Instituto do Câncer Infantil; • Colégio Metodista Americano; • Escola Estadual Padre Teodoro Amstad; • Unidade de Saúde do IAPI. Nos Estágios em AUDIOLOGIA CLÍNICA, o/a acadêmico/a terá contato com a prática audiológica através da realização de diversos exames audiológicos que permitam diagnóstico sobre a acuidade auditiva do/a indivíduo, bem como seleção, indicação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Os/As alunos/as também realizarão testes de processamento auditivo. Locais de Estágio: Clínicas Integradas IPA e Hospital Conceição. Nos Estágios em VOZ, os/as discentes vivenciam a prática fonoaudiológica de pacientes acometidos/as por alterações vocais, com supervisão para o estudo de casos e para seleção e aplicação de técnicas de avaliação e terapia, bem como atuar no nível de prevenção. Locais de Estágio: Clínicas Integradas IPA e Instituto do Câncer Infantil.

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Decreto Nº 98.050, de 14 de agosto de 1989.
DOU N° 13860, de 15 de agosto de 1989.

Reconhecimento

Portaria Nº 251, de 17 de fevereiro de 1994.
DOU Nº 33, de 18 de fevereiro de 1994.

Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 60, de 2 de fevereiro de 2018.
DOU Nº, de 5 de fevereiro de 2018.

Avaliação 

Enade: 3 / CPC: 3Entenda as notas

Nº de Vagas Ofertadas: 40 Anuais 

Mensalidade: consulte o valor na Central de Atendimento ao Calouro

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).