IPA sedia curso sobre Apraxia de Fala na Infância
O Centro Universitário Metodista – IPA sediará, nos dias 29 e 30 de março de 2019, um curso sobre Apraxia de Fala, com a fonoaudióloga Elisabete Giusti. A iniciativa é da Associação Brasileira de Apraxia da Fala na Infância – ABRAPRAXIA.
"Conhecendo a Apraxia de Fala na Infância" será o tema do primeiro dia do curso, que será realizado das 18h30 às 21h. De nível introdutório, ele é destinado aos pais, fonoaudiólogos e profissionais da área. Já no dia 30, o curso terá como tema "Terapia Fonoaudiológica na Apraxia de Fala na Infância" - este será de nível intermediário e destinado aos fonoaudiólogos. Os interessados devem realizar inscrição por meio do site www.apraxiabrasil.org.
A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o "distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus alterado etc.)”.
Os que participarem do encontro no dia 29 poderão discutir os seguintes assuntos:
- O que uma criança precisa para aprender a falar?
- O que é APRAXIA DE FALA?
- Por que a Terapia Fonoaudiológica é tão importante?
- Atitudes que ajudam;
- Atitudes que não ajudam;
- Apraxia, além da fala;
- Tem níveis diferentes de gravidade?
- Fatores que influenciam nos resultados do tratamento;
- Considerações sobre a Escola.
Já os participantes do dia 30 debaterão sobre a terapia para apraxia de fala, com os seguintes tópicos:
Parte I
- Controle Motor da Fala: Planejamento, Programação e Execução;
- Movimentos da Fala;
Parte II
- Compreendendo a definição de Apraxia e o impacto para as decisões terapêuticas;
- Checklist de Sinais & Características mais específicas da Apraxia de Fala;
- Avaliação Fonoaudiológica e a interpretação dos resultados;
- Princípios de Aprendizagem Motora aplicados à Terapia Fonoaudiológica;
- Como elaborar um Programa Terapêutico?
Parte III
- Programas de Tratamento Baseados em Evidências;
- Considerações terapêuticas para crianças minimamente verbais;
- Considerações terapêuticas para crianças com Apraxia Global;
- Considerações terapêuticas para crianças com Apraxia & Autismo;
- Apraxia & Alfabetização;
Parte IV
- A mudança das necessidades no decorrer do tempo;
- Importância da revisão e ajuste dos objetivos terapêuticos;
- Considerações adicionais: habilidades sociais na criança com Apraxia;
- Parceria com os pais/cuidadores para potencializar os resultados.
Desde 2016, a ABRAPRAXIA e o curso de Fonoaudiologia do IPA mantêm parceria em eventos sobre este tema visando capacitar pais e profissionais da área para o diagnóstico, avaliação e intervenção terapêutica de crianças com Apraxia de Fala.
Curso: Apraxia de Fala
Datas: 29 e 30 de março de 2019
Horários: Dia 29, das 18h30 às 21h. Dia 30, das 8h30 às 17h.
Local: Centro Universitário Metodista – IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco, Porto Alegre)
Inscrições: www.apraxiabrasil.org