Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Notícias / IPA sedia curso sobre Apraxia de Fala na Infância

IPA sedia curso sobre Apraxia de Fala na Infância

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 14/03/2019 17h37
Evento será realizado em dois dias, 29 e 30 de março

O Centro Universitário Metodista – IPA sediará, nos dias 29 e 30 de março de 2019, um curso sobre Apraxia de Fala, com a fonoaudióloga Elisabete Giusti. A iniciativa é da Associação Brasileira de Apraxia da Fala na Infância – ABRAPRAXIA.

"Conhecendo a Apraxia de Fala na Infância" será o tema do primeiro dia do curso, que será realizado das 18h30 às 21h. De nível introdutório, ele é destinado aos pais, fonoaudiólogos e profissionais da área. Já no dia 30, o curso terá como tema "Terapia Fonoaudiológica na Apraxia de Fala na Infância" - este será de nível intermediário e destinado aos fonoaudiólogos. Os interessados devem realizar inscrição por meio do site www.apraxiabrasil.org.

A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o "distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus alterado etc.)”.

Os que participarem do encontro no dia 29 poderão discutir os seguintes assuntos:

• O que uma criança precisa para aprender a falar?
  • O que é APRAXIA DE FALA?
  • Por que a Terapia Fonoaudiológica é tão importante?
  • Atitudes que ajudam;
  • Atitudes que não ajudam;
  • Apraxia, além da fala;
  • Tem níveis diferentes de gravidade?
  • Fatores que influenciam nos resultados do tratamento;
  • Considerações sobre a Escola.

Já os participantes do dia 30 debaterão sobre a terapia para apraxia de fala, com os seguintes tópicos:

Parte I

• Controle Motor da Fala: Planejamento, Programação e Execução;
  • Movimentos da Fala;

Parte II

• Compreendendo a definição de Apraxia e o impacto para as decisões terapêuticas;
  • Checklist de Sinais & Características mais específicas da Apraxia de Fala;
  • Avaliação Fonoaudiológica e a interpretação dos resultados;
  • Princípios de Aprendizagem Motora aplicados à Terapia Fonoaudiológica;
  • Como elaborar um Programa Terapêutico?

Parte III

• Programas de Tratamento Baseados em Evidências;
  • Considerações terapêuticas para crianças minimamente verbais;
  • Considerações terapêuticas para crianças com Apraxia Global;
  • Considerações terapêuticas para crianças com Apraxia & Autismo;
  • Apraxia & Alfabetização;

Parte IV

• A mudança das necessidades no decorrer do tempo;
  • Importância da revisão e ajuste dos objetivos terapêuticos;
  • Considerações adicionais: habilidades sociais na criança com Apraxia;
  • Parceria com os pais/cuidadores para potencializar os resultados.

Desde 2016, a ABRAPRAXIA e o curso de Fonoaudiologia do IPA mantêm parceria em eventos sobre este tema visando capacitar pais e profissionais da área para o diagnóstico, avaliação e intervenção terapêutica de crianças com Apraxia de Fala.

Curso: Apraxia de Fala
Datas: 29 e 30 de março de 2019
Horários: Dia 29, das 18h30 às 21h. Dia 30, das 8h30 às 17h.
Local: Centro Universitário Metodista – IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco, Porto Alegre)
Inscrições: www.apraxiabrasil.org

registrado em: ,