Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Projetos / Projeto: Linguagem no Adulto

Projeto: Linguagem no Adulto

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/04/2017 18h02

Projeto: Linguagem no AdultoA Saúde Pública busca intervir de forma a evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde através da observação exata, interpretação correta, explicação racional e a sistematização científica dos eventos de saúde-doença em nível coletivo. Sabendo-se que a linguagem é uma atividade cognitiva que poderá sofrer prejuízos na idade adulta e no envelhecimento, a prevenção pode ser feita nos períodos pré-patogênicos, de modo que não atinjam os indivíduos, e no período patológico, quando o indivíduo já foi acometido, principalmente devido a doenças neurológicas e degenerativas.

Conforme dados do IBGE (2010), em meio século (1960-2010), a esperança de vida do/a brasileiro/a aumentou 25,4 anos, passando de 48,0 para 73,4 anos. Por outro lado, o número médio de filhos/as por mulher caiu de 6,3 filhos/as para 1,9 nesse período, valor abaixo do nível de reposição da população. Essas mudanças alteraram a pirâmide etária, com estreitamento da base e o alargamento do topo, refletindo a estrutura de população mais envelhecida, característica dos países mais desenvolvidos.

Dentro deste contexto, o projeto de curso LINGUAGEM DO ADULTO visa realizar a estimulação da linguagem em indivíduos adultos que apresentem prejuízo linguístico decorrente de doenças neurológicas, atendidos no Centro de Saúde Bom Jesus, situado no município de Porto Alegre. A atividade é realizada através de grupos de atendimentos de pacientes e seus familiares.