Corpo Docente

por norberto.garin última modificação 16/12/2019 17h19

Cleber Gibbon Ratto

Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia e da Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos e sociológicos destas áreas. Discute temas como educação, cultura contemporânea, comunicação, ética e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do IPA. Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas e integrante do Grupo de Pesquisa interinstitucional "Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação", ambos cadastrados no CNPQ.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732678H1

E-mail: cleber.ratto@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa: Clínicas e políticas de juventude no Brasil (2013-2018) – dispositivos para produção de saúde

 

Clemildo Anacleto da Silva

Possui graduação em Filosofia pela PUCRS e Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Educação pelo Centro Universitário La Salle, mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Teologia, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Inclusão, Educação e Diversidade, Educação e Direitos Humanos, Filosofia Antiga, Intolerância Religiosa.

LattesClemildo Anacleto da Silva

E-mailclemildo.silva@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa: Percepção e desenvolvimento da Educação Étnico-racial, cultura afro-brasileira e indígena na universidade 

 

Edgar Zanini Timm

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1983), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista, do IPA, na Rede Metodista de Educação do Sul . Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, filosofia, espiritualidade, histórias de vida, subjetividade, formação de professores, reabilitação e inclusão.

LattesEdgar Zanini Timm

E-mailedgar.timm@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa:  A dimensão da espiritualidade em idosos na contemporaneidade 

 

Jerri Luiz Ribeiro

Possui doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com colaboração da Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista, do IPA e coordenador do Mestrado em Reabilitação e Inclusão. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia e sistema cardiovascular, exercício físico e doenças multi-fatoriais.

LattesJerri Luiz Ribeiro

E-mailjerri.ribeiro@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa: Núcleo de estudos em função endotelial e exercício.  (NEFEE)

 

José Clóvis de Azevedo

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (2004). É licenciado em História (1972), bacharel em História Econômica do Brasil (1975) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, docente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, e no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista, do IPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, participação, inclusão, aprendizagem, cidadania e democracia. Pesquisa os processos de democratização da escola e dos sistemas educacionais, considerando acesso, gestão e aprendizagem com ênfase na relação entre os processos participativos e a inclusão pelo conhecimento.

LattesJose Clovis de Azevedo

E-mailjose.azevedo@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa: Os Impactos do Processo de Discussão e Implantação da Reestruturação Curricular do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Maristela Padilha de Souza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora de Fisiologia do Exercício dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário Metodista, do IPA, fazendo parte também do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão, nesta instituição, tendo como linha de pesquisa 'O exercício físico como estratégia de prevenção e terapêutica na disfunção cardiovascular'. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, insuficiência cardíaca, fisiologia do exercício, estresse oxidativo e radicais livres.

LattesMaristela Padilha de Souza Rabbo

E-mailmaristela.padilha@ipa.metodista.br

Projeto de Pesquisa: Núcleo de Estudos de Fisiologia e Bioquímica do Movimento –NEFBIM. 

 

Sabrina Alves Fernandes

Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1999), Mestrado em Medicina (Hepatologia) pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2008); Doutorado em Medicina (Hepatologia) pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013) e Pós -Doutorado em Hepatologia em andamento na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Docente dos Programas de Pós graduação em Biociências e Reabilitação e Pós graduação em Reabilitação e Inclusão e do Curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista - IPA. Trabalha com variáveis nutricionais nas diferentes patologias com estudos clínicos e experimentais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6270832848734750

E-mail: sabrina.fernandes@ipa.metodista.br

Projeto de pesquisa: Aspectos nutricionais de pacientes obesos: um estudo de base populacional.